domingo, 1 de maio de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO


O comportamento inesperado ou estranho de animais de companhia geralmente leva alguns proprietários a abandoná-los, pela falta de conhecimento, ou mesmo de iniciativa de procurar um veterinário  para ajudá-los a entender e tratar seus animais. Diante disso, segue mais uma postagem sobre distúrbios comportamentais em gatos, no intuito de ajudar a compreender um pouco e tentar mostrar que muitos desvios de comportamento tem causa e tratamento.




 4.2 Agressividade em Gatos


Vimos em tópicos anteriores sobre o comportamento dos gatos e que eles se comunicam, pois bem, agressividade é uma forma de comunicação! Também aprendemos a identificar os principais sinais de ansiedade, irritação e raiva que são emitidos pelos gatos, mas, o que deixa um gato irritado, agressivo? Vamos dividir as principais causas de agressão em "Agressão a outros gatos e Agressão a pessoas".


Agressão a outros gatos

Muitos podem ser os fatores que levam um gato a agredir outro gato ou até mesmo outros animais, como por exemplo uma disputa por território, por uma fêmea, sexo (entre machos), medo, brincadeira, maternidade , predação etc. Vamos entender cada causa e orietar a melhor solução para cada caso.

Território

Os animais, desde os primórdios, andando em bandos ou sozinhos, definem seu próprio território, e dentro deste território haverá um macho domintante, ou alfa, que irá demarcar com seu próprio cheiro o perímetro que define sua área dominada. Não é diferente com nossos gatos domésticos, eles também tendem à demarcar sua área, e a lutar por ela! Bom, também não é assim a ferro e fogo, é natural que o gato reaja à presença de um animal novo, principalmente se antes só existia ele na sua casa, mas não necessariamente irá agredir o novo hóspede. No entanto, pode ocorrer uma reação mais hostil na tentativa de expulsar o "intruso", especialmente se houver a presença de uma fêmea. Se você tem um gato e optou por ter mais um, ou como no meu caso, mais dois, tenha paciência, o primogênito vai acabar se acostumando, no inicio ele fica arredio e cabe a você fazer um tratamento vip para que ele não se sinta "no canto", demonstre afeto, atenção, e no caso dele tentar agredir o novo gato  mostre de forma firme que isso é errado, repreenda-o, porém, sem agressão, afinal queremos reprimir o problema de comportamento e não criar outro.


Chegada dos filhotes Ninin e Iuginin: Bruce curioso e enciumado


Cópula

Durante a cópula, o macho morde a fêmea como forma de dominação, a fêmea cede, e o ato é consumado, isso acontece normalmente quando a fêmea está no cio e permite a aproximação do macho. Quando a fêmea não está em seu período fértil, ela não aceitará o macho e isso poderá levar a brigas entre ambos. Da mesma forma, dois machos criados juntos, ao entrar na puberdade, sem a presença de uma fêmea, podem tentar copular e um deles definido como dominante irá morder o dominado, naturalmente, o macho dominado irá tentar se desvencilhar, muitas vezes saindo bastante machucado. 

A Castração é 90% eficaz em ambos os casos: territorialismo e agressividade entre gatos do mesmo sexo.


 Predação
 
Neste caso, tanto o macho quanto a fêmea tem atitudes predatórias, é normal e acontece em média após os 4 meses de idade. As presas geralmente são ratos, coelhos, hamsters, insetos, lagartos e pássaros. Se, além de seu gato, você tem em sua casa outros tipos de animais e estes são menores que ele, isso poderá ser um problema se os pequeninos vierem depois dele. Um exemplo, se um gato e um coelho, ou outro roedor, são criados juntos desde pequenos, o gato não irá encará-lo como ameaça, comida ou um brinquedo, e sim, um amigo, porém, se estes chegam depois, teremos que tomar alguns cuidados como nunca deixar animais indefesos soltos em casa ao alcance dos gatos; Outra alternativa seria colocar uma coleirinha com sininho para localizar seu gato, na tentativa de repreendê-lo em caso de ataque iminente.

Os gatos, apesar de domesticados, ainda mantêm seu instinto de caça e desde pequenos ensaiam como lutar, se defender e ir atrás de suas presas. Podemos visualizar isso nas brincadeiras dos filhotes, elas demonstram que desde muito cedo, os animais já nascem preparados para lutar pela vida.

Maternidade

A agressividade depois do parto, se dá quando a gata sente que seus filhotes de alguma forma estão ameaçados, então ela usa seu instinto de defesa. É comum a gata mudar os filhotes de ninho, nesses casos em que ela não sente que o local é seguro. A dica aqui é não mexer nos filhotes para evitar problemas com a mamãe e que ela mude os gatinhos de lugar.



Agressão a pessoas

Os motivos que levam um gato a agredir um ser humano não são difíceis de entender, como veremos a seguir.



Brincadeira


Seu gatinho ainda é filhote, não tem outro irmãozinho para brincar, então você resolve brincar com ele; Mas, qual é a brincadeira predileta dos filhotes? Morder! Isso mesmo, é só lembrar de dois gatinhos brincando juntos, eles correm um atrás do outro, se agarram, dão cambalhota e se mordem! É como falamos no inicio, eles são treinados desde a infância a caçar e se defender, e é dessa forma que aprendem. Quando você substitui um filhote por sua mão, por exemplo, você sairá arranhado da brincadeira. A dica é não estimular seu gatinho a morder, pois ele assimilará como uma coisa positiva, quando na verdade não é. Existem muitos brinquedos no mercado de pets, você pode brincar com ele usando artifícios fixos, com chocalho e nunca algo vivo, como você mesmo, por exemplo! Se tiver outro gatinho, ótimo, os dois crescerão saudáveis, sem problemas de comportamento.


Medo

Os gatos vivem sempre alerta, qualquer ruído já é motivo para arregalar os olhos, levantar as orelhas e eriçar os pêlos. Geralmente eles fogem quando se sentem ameaçados, porém, se ele for encurralado num canto, pode ter certeza, ele vai lutar. Se um animal se aproxima, como um cachorro, ele fica aguardando o momento certo de fugir ou de agredir; Se for uma pessoa, ele também irá reagir instintivamente, em defesa própria.



Manipulação

Não difere muito do que vimos acima, pois quando os gatos são manipulados por pessoas desconhecidas, eles ficam com medo, mas a agressão poderá acontecer se o motivo da manipulação for para aplicar ou administrar alguma medicação, banho etc. É importante fazer uma boa contenção no momento da manipulação para evitar mordidas e arranhões, bem como realizar a prática rapidamente para evitar que seu animal fique muito estressado. A dica é estabelecer uma boa ligação com um veterinário de sua confiança, para que seu gato o conheça e confie nele.




Carícia



Isso já deve ter acontecido com você, certamente, no momento em que você acariciava seu gato ele de repente te morde! calma, ele não é ingrato, e nem deixou de gostar de você, isso é normal, para alguns gatos, vamos entender porque. Existem várias teorias a respeito dessa reação, sou adepta da intolerância ao tato por longo período de tempo, ou seja, ele até gosta do carinho, mas as vezes ultrapassamos o limite dele e continuamos e é nesse momento em que ele reage. Ele emite sinais quando não está gostando, como ficar de olhos aberto durante a carícia e a cauda fica agitada, nesse momento a melhor saída é interromper o carinho. Outra teoria seria o medo deste gesto ser sinal de dominância. A maioria dos gatos interrompe o carinho saindo de perto do acariciador, simplesmente assim, outros reagem mordendo. Acredito que o comportamento seja individual, assim como tem pessoas que adoram carinho integral e outras não gostem tanto assim!


Outras causas 

Existem outros fatores que levam os gatos à agressividade como a dor, por exemplo, um animal com dor, no intuito de se proteger, se torna agressivo. Algumas doenças também causam agressividade em gatos, como a Raiva, doença a qual falaremos num momento mais oportuno.

RESUMINDO...

Nesta postagem entendemos que um gato se torna agressivo mediante uma ameaça ou algo que o faça interpretar como uma, nos levando, portanto, a entender mais uma vez seu comportamento e permitindo com isso, tornar nossa convivência com eles mais saudável.

Até a próxima postagem!



7 comentários:

  1. Obrigado!Me ajudou muito!Acesse também: www.biologixwow.blogspot.com ! Veja a mensagem de agradecimento!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fico grata pelo reconhecimento! Utilizo meu conhecimento veterinário na tentativa de desmistificar o preconceito com os gatos. Eles são criaturas adoráveis! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc eu so tenho10 ano mas pretendo ser veteninaria.precoseitp com gatos e muito feio por isto eu tenho 15 gatos beijao

    ResponderExcluir
  4. Meu problema são os gatos da rua que entram no quintal e batem no meu filhote.... :(
    não sei o q faço...
    não consigo prende-lo dentro de casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem mora em casa é um pouquinho mais difícil, porém, não é impossível! Aqui coloquei grade na porta da rua e tela, nas janelas também...funciona para nossa segurança e para a deles também!

      Excluir
  5. Oii, adorei uma gatinha a pouquíssimo tempo - 1 mês mais ou menos - ela está com 2, mas é muuiiiitoo agressiva às vezes, se ela fica irritada com algo, quando reclamos com ela ou quando não damos atenção na hora que ela quer, ela ataca, e não é de brincadeira, é de machucar feio e dela seguir fazendo barulhos de ataque.
    Quando levei ela na veterinária, ela disse que é porque ela está querendo se estabelecer como líder, então que nós temos que nos manter firmes pra ela aprender a obedecer e não machucar tanto, falar grosso com ela "NÃO" e não dar atenção, pra ela não achar que vai ter tudo que quiser quando quiser.
    Ela é muito esperta e tenta mandar em tudo na casa, sempre com agressividade, mas ela é linda demais, super carinhosa quando não tá braba e nós amamos muiito ela <3 Adorei as dicas, estou fazendo o que posso pra poder continuar com ela - meu pai gosta muito dela, mas tem uma alergia braba e se ela morde ou arranha ele ele incha bastante, fica todo vermelho, é perigoso até, daí ele disse que se ela não perder essa agressividade a gente vai ter que arranjar outro dono :(((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carinho e respeito é o que todos queremos, inclusive sua gatinha!

      Deixe-a a vontade, não exija demais dela, ou seja, gatos são como pessoas, tem seu temperamento, tem alguns que não gostam de chamego, de ficar no colo, então as vezes insistimos e o resultado não é bom! Seja firme com ela, eles percebem o que está errado em nosso tom de voz.

      Aprenda a reconhecer os sinais, aqui no blog postei sobre comunicação, reveja o post e pratique em casa.

      Orelhas para trás, rabo agitado não são bons sinais quando estão recebendo carícia. Se os olhos estão fechados, fazendo carinha de sorriso, aí sim é bom sinal!

      Evite pega-la no colo, fazer carinho na barriga...

      Espero ter ajudado!

      Abraço,

      Tátilla

      Excluir