domingo, 10 de março de 2013

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 7: CURIOSIDADES

Tem algum animal mais curioso de quem um gato? Só o ser humano! Bom, falando em curiosidades, vamos dar início a uma série de postagens sobre fatos interessantes a respeito de comportamento, alimentação, saúde etc. Fazendo um "Mix" de tudo que aprendemos até aqui, proveniente do conteúdo das postagens anteriores, vamos começar?



7.1 O QUE MEU GATO NÃO DEVE COMER

Temos a mania errada de achar que o que é bom para nós é bom para nossos animais, PARE COM ISSO! Tenha em mente e coloque em prática que seu animal deve comer ração, nada de colocar um arrozinho molhado com molho de carne, isso só serve para viciar seu gato em algo que não é bom para ele, que não tem a quantidade de nutrientes suficiente, que nem faz parte da dieta dele! Arroz? Seu gato é carnívoro!!!

Lembram da postagem "Gato Gatuno"? Muitos não entendem porque o gato rouba comida da panela, do prato...É óbvio que alguns o farão por pura fome, vendo como oportunidade para se alimentar, mas, na maioria dos casos é devido a um hábito que teve inicio na sua infância, você o acostumou a comer o restinho que sobra do almoço, do jantar...isso vai estimulá-lo  a querer comer o que tiver no Menu e de repente se servir primeiro!

Outro problema muito comum....Quando você está preparando a comida ou servindo a mesa, seu gato mia?  fica pedindo comida? Adivinha de quem é a culpa? Mesmo motivo do Gato Gatuno, se ele não conhecesse o sabor do que você está servindo, posso afirmar que não iria ficar interessado em pedir um "pedacinho".

Vejamos o que devemos evitar!!!


ATUM



Atum pode ser viciante para gatos, tanto aqueles preparados para gatos quanto os que são para consumo humano. Ele não saberá a diferença da lata aberta na pia. Um pouco de atum não fará mal algum, porém, uma dieta baseada neste alimento, de consumo humano, poderá futuramente causar danos, pois não conterá todos os nutrientes necessários em uma dieta de que seu gato precisa, sem falar no risco em envenenamento por mercúrio, quando ingerido em excesso.


CEBOLA, ALHO, CEBOLINHA




Cebola em todas as formas de preparo: crua, em pó, cozida ou desidratada pode levar a anemia pela destruição de hemácias. Uma dose ocasional não é prejudicial, porém, em grandes quantidades, diariamente pode ser fatal. Daí o cuidado em não oferecer restos de comida, que geralmente vem condimentadas, para seu gato!


LEITE E OUTROS PRODUTOS LÁCTEOS



Cada fase, um alimento! Falamos muito sobre isso na postagem "Alimentação", "Saúde", mas não custa nada falar um pouco mais!

Ainda quando filhotes, o organismo consegue digerir o leite, pois nesta fase, o alimento principal é o leite materno! Com o passar do tempo, seu gato vai modificando sua dieta e com isso o organismo passa a se aprimorar na digestão daquele tipo de comida, geralmente carne, peixe, frango...observe na embalagem de ração de seu gato, para filhotes de 0 a 1 ano, os ingredientes contém leite. Nas rações para adulto, o ingrediente leite desaparece! 

Se você insistir na dieta com leite, especialmente de vaca (espécie diferente, com alto teor de lipídeos) pode levar seu gato a desenvolver problemas gastrintestinais, como diarreia, por exemplo. Então, para fixar de vez, CADA FASE, UM ALIMENTO!


ÁLCOOL




Cerveja, licor, vinho, qualquer alimento que contenha álcool, nada disso é bom para seu gato. Isso porque o álcool tem o mesmo efeito no fígado e no cérebro de um gato que nos seres humanos. Mas é preciso muito menos para causar danos.


UVAS, UVAS PASSAS





A causa ainda é desconhecida, porém, a ingestão contínua de alimentos contendo uva ou uva passa pode levar a um quadro de falência renal em gatos. Mesmo em pequenas quantidades pode adoecer seu gato!  Vômitos, hiperatividade são os primeiros sintomas. Alguns gatos se mostraram tolerantes, porém, não é bom arriscar!


CAFEÍNA




A cafeína em grandes quantidades pode ser fatal para seu gato e não há antídoto! Os sintomas de intoxicação por cafeína incluem: agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e convulsões. Além do chá e café, feijão e outros grãos, a cafeína pode ser encontrada no cacau, chocolate, refrigerante, bebidas estimulantes como Red Bull, em medicamentos etc.


CHOCOLATE




Não é comum relatos sobre gatos roubando barras de chocolate de cima da mesa! Porém, em alimentos como bolos, achocolatados, biscoitos podem fazer, erroneamente, parte da dieta do seu gato. O agente tóxico contido no chocolate, além da cafeína, a qual já foi mencionada, é a Teobromina. Essa substância não causa danos aos seres humanos, porém, para os animais pode ser fatal! A dose tóxica gira em torno de 100 a 150mg/kg. Geralmente chocolates ao leite contém 154mg/100g de teobromina, os meio-amargos contém 528mg/100g. As complicações incluem problemas digestivos, desidratação, excitabilidade e baixa de batimentos cardíacos, em casos mais graves pode ocorrer convulsão e morte.


BALAS E DOCES




Na maioria dos alimentos como balas, chicletes, doces, alimentos diet e até em pastas de dente, existe um adoçante natural chamado Xilitol, esta substância pode causar aumento da insulina circulante, diminuindo a taxa de açúcar no sangue de seu gato, o xilitol também pode levar a insuficiência hepática. Os sintomas incluem vômito, letargia e perda da coordenação. O gato pode ter convulsões logo após a ingestão de alimentos com xilitol e a insuficiência hepática pode ocorrer dentro de poucos dias.


GORDURA E OSSOS





Não estamos vivendo em períodos de escassez de alimentos para justificar oferecer ossos para nossos animais, sobras de comida, já vimos desde o início que isso é errado! Além de estimular futuros furtos, gatos pidões, existe o sério risco de ferir seu gato ao alimentá-lo com um osso. Apesar dele possuir dentes muito pontiagudos, fortes para triturar, existe o risco de uma espícula de osso perfurar seu trato gastrintestinal e aí meu caro, será tarde!

Alimentos gordurosos também não fazem bem, não ache que seu gato está magro por falta de gordura, ele provavelmente está tendo uma nutrição deficiente, especialmente em proteína! Esqueça a gordura, ela não faz bem para você, que dirá para seu gato!


OVOS CRUS




Ovos crus possuem alto risco de contaminação bacteriana, mas o problema para seu gato é outro! A proteína do ovo, a Avidina, interfere na absorção da vitamina B (Biotina), levando a problemas de pele.


CARNE E PEIXE CRUS





Conforme vimos com ovos, não é diferente para carne e peixe, alimentos não cozidos oferecem maior risco de contaminação bacteriana!

Existe uma enzima chamada Tiaminase, presente no peixe cru, que ao ser ingerida pelo gato irá inibir a  absorção de Tiamina (Vitamina B1), podendo levar seu gato a problemas neurológicos.


COMIDA DE CACHORRO





Comida de cachorro não é um substituto para a comida de seu gato! Ambas as rações terão ingredientes semelhantes, mas entenda, nem sempre nas mesmas proporções e a ração de um gato é preparada para atender as necessidades de um gato! Um exemplo importante é a Taurina, um aminoácido presente na maioria dos tecidos dos animais. O gato não consegue sintetizá-la normalmente, por isso, esse ingrediente deve ser suplementado em suas rações. Na ração para cães, não há necessidade de taurina, tendo em vista que o cão sintetiza este aminoácido.

A taurina é importante para o coração, mas principalmente, no casos dos gatos, para a visão! Sua ausência, principalmente na infância pode causar cegueira.


FÍGADO




O fígado é uma fonte de vitamina A, comer este alimento em excesso pode levar a intoxicação por vitamina A. As consequências podem ser graves, como problemas de pele, queda de pelos, desidratação das mucosas, fraturas nos ossos. Esses sintomas são oriundos da forma retinol da vitamina A (provenientes do fígado), não ocorrendo da forma de caroteno (como Beta-caroteno encontrado em cenouras).


MASSAS




O que o fermento faz com a massa do pão? Incha? Isso mesmo!!! Então, a lógica é a mesma para seu gato, ingerir massas pode levar seu gato a desenvolver problemas digestivos como constipação abdominal, prisão de ventre e consequente formação de fecalomas.


SEUS REMÉDIOS!




Principal causa de envenenamento de gatos, administração errada de medicamentos! Sua intenção é a melhor possível, mas quem nunca ouvir falar daquele ditado das melhores intenções lotando o....pois é! Seu veterinário estudo no mínimo 5 anos para saber que determinados remédios podem ser venenos para seu gato!

Acetominofen (Tylenol): causa anemia hemolítica, forma metahemoglobina, cianose etc
Aspirina (AAS, Melhoral): Hemorragias, depressão respiratória etc

Estes são alguns exemplos de que o que pode aliviar sua dor de cabeça pode matar seu animal de estimação!

O QUE MAIS?



Trata seu gato como uma criança, ele é curioso, explorador, vai cheirar, vai provar tudo que encontrar pela frente, por isso, evite deixar alimentos abertos, lixeira sem tampa, restos de comida na pia...além de deixar sua cozinha mais limpa e higiênica (sem moscas, baratas...) você evitará futuros problemas com seu bichano!

Uma dica! Nosso blog é feito com o intuito de informar, alertar, é redigido por uma veterinária, porém, não existe consulta à distância, tenha em sua agenda o telefone de um veterinário de confiança o mais perto de sua casa, leve seu gato regularmente ao veterinário para manter um relacionamento amistoso e mantê-lo informado do histórico de seu gato, sempre!

Até a próxima!


Tátilla Luz