quinta-feira, 26 de abril de 2012

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 6: PRINCIPAIS DOENÇAS

Voltamos! E nessa postagem abordaremos um pouco sobre uma das doenças mais comuns entre os gatos, a PANLEUCOPENIA FELINA.










6.4 PANLEUCOPENIA FELINA

Uma virose muito comum entre os nossos Amigos Gatos, a Panleucopenia Felina também tem como sinônimos Parvovirose Felina, Agranulocitose Felina ou Laringoenterite contagiosa. 


AGENTE ETIOLÓGICO

A doença é causada por um vírus da família Parvoviridae sendo classificada como uma parvovirose felina. O vírus é espécie-específico para felinos, ou seja, não acomete outros animais, ou o homem.

É um vírus altamente contagioso, não tem preferência por sexo ou idade, embora acometa frequentemente filhotes entre 1 e 2 meses e gatos até 1 ano de idade, sendo rara a manifestação em gatos adultos.






EPIDEMIOLOGIA

O vírus encontra-se no ambiente apresentando grande resistência às adversidades do meio exterior, podendo sobreviver por até 1 ano no meio ambiente. Seu reservatório são os próprios gatos doentes. É considerado um dos mais importantes patógenos gastrintestinais dos felinos, provocando alta mortalidade variando entre 50 - 90% dos enfermos. Os animais com maior susceptibilidade à doença são os gatos de rua, em especial aqueles que vivem aglomerados (gatos abandonados em parques, universidades etc).








TRANSMISSÃO

A transmissão se dá através do contato direto entre animais doentes e animais susceptíveis ou através de fômites, alimentos contaminados, ambiente sujo com excretas: diarreia, urina, vômito. Há relatos de transmissão através de ectoparasitas e até mesmo transmissão intrauterina.O vírus pode ser liberado por até 6 semanas após o desaparecimento dos sintomas.

PATOGENIA E SINTOMAS

A doença pode ocorrer inicialmente sem apresentar sintomas ou pode ocorrer morte súbita, nesses casos em particular, a panleucopenia pode ser confundida com envenenamento. Na maioria dos casos, após a penetração do vírus no organismo, a fase de incubação pode variar de 2 a 7 dias. Os principais sintomas são:  Febre, inapetência, sensibilidade abdominal, vômitos, diarreia e desidratação.

DIAGNÓSTICO

Recomenda-se a associação dos sinais clínicos e exames laboratoriais. 

A panleucopenia felina deve ser considerada em todos os animais de 1 mês a 1 ano de idade que apresentarem diarreia e vômito.

Para a diferenciação entre a Panleucopenia e outras gastroenterites recomenda-se realizar técnicas precisas como PCR para identificação do agente etiológico, já que outras doenças também causam leucopenia e agranulocitose, facilmente detectáveis por exames de sangue.





TRATAMENTO

O tratamento é baseado nos sintomas que geralmente combatem a gastroenterite e vômitos, uma vez que doenças virais dependem muito mais da capacidade de resposta imunológica do animal do que uso de antibióticos.

PROFILAXIA

A melhor forma de prevenção é a vacinação, sendo que a vacina, além de outros vírus, deve prevenir a panleucopenia.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em suma, verificamos que é importante manter o calendário de vacinas em dia, especialmente se seu Amigo Gato tem contato com o ambiente exterior a sua casa. Em caso de dúvidas verifique nossa publicação sobre vacinação:http://meuamigogato.blogspot.com.br/2011/04/gatos-manual-de-instrucoes_09.html

Esperamos que o conteúdo ajude a manter a saúde de seu bichano!

Abraço e até a próxima postagem!

Tátilla Luz