quinta-feira, 17 de março de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 1 : COMPORTAMENTO

Dizem que só amamos aquilo que conhecemos, então, é com prazer que apresento um pouco sobre esses animais fascinantes: OS GATOS!

Meu Gatão: Bruce


O gato é um dos animais domésticos mais fáceis de manter, pois se adaptam tranquilamente à nossa rotina, se tornando um dos animais de estimação mais procurados atualmente. Deixam de ser vistos como individualistas e traiçoeiros, características ultrapassadas, ainda da Idade Média, e passam a serem classificados como carinhosos, companheiros, inteligentes, brincalhões, dentre muitas outras qualidades das quais falaremos bastante nesta série de postagens. Vamos iniciar falando sobre COMPORTAMENTO. Espero que gostem!

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

Os gatos são mamíferos, que vivem em média  de 10 a 15 anos, tendo casos de gatos que já viveram até 39 anos; Como os demais felinos, são carnívoros, e mesmo sendo domésticos, mantém o instinto de caça (coitados dos passarinhos e lagartixas), motivo que os levam a perseguir fitas, cadarços, laser e tudo mais que você mostrar para eles e fizer eles correrem atrás! Têm hábitos noturnos, portanto, não se surpreenda se a noite você for dormir e ele se espreguiçar e começar a brincar; São altamente higiênicos, detestam chegar na caixa de areia e encontrar um ambiente sujo; E claro, são muito companheiros, não recomendo comparar com outros animais, o Gato é extremamente companheiro da maneira dele, ele escolhe o líder de sua "bichanada" e mantém respeito por ele (no caso você ou outra pessoa da sua família).


BICHANADA!


COMPORTAMENTO


Assim como o ser humano, os gatos também tem seu jeito de ser, tem aqueles brincalhões, os dorminhocos (quase todos são! rsrs), os carinhosos, os assustados, os curiosos (quase todos são também!!), tem os introspectivos: aqueles que não querem papo e por aí vai. Na maioria das vezes, o comportamento do animal é um reflexo de sua criação misturado com sua carga genética, aquela velha história do fenótipo e do genótipo. O Gato assustado, tem medo por algum motivo e cabe dizer que existe diferença entre a maioria que fica super alerta com qualquer barulho estranho (corpo baixo, olhos arregalados, orelhas para trás: Posição de ataque) e aqueles que ao menor sinal de aproximação saem correndo para debaixo da mesa, do carro. Mas, no geral os gatos são muito parecidos, se cuidados com carinho e atenção, conseguimos extrair uma maravilhosa convivência.




Linguagem Felina:

Você consegue entender o que seu gato quer? "Ué, mas ele não fala..." FALA SIM! Os gatos se comunicam de várias maneiras e assim como conosco, os gestos demonstram muito mais do que mil palavras. Sua comunicação é bem característica, compreendendo além do som (miados), movimentos de cauda, cabeça, olhos e orelhas.

Comunicação com a Cabeça


A forma dos olhos e a posição das orelhas são indicadores precisos do que pretende exprimir.
  • Orelhas eretas, abertas para frente e olhos franzidos: gato calmo


  • Orelhas levantadas, viradas para os lados, olhos franzidos: gato zangado.


  • Orelhas baixas, pupilas redondas e dilatadas: gato agressivo.

    • Orelhas abertas, para frente, eretas, olhos semi-fechados, pupilas em constrição: gato feliz.


    Comunicação com o Corpo

    • Esfregar a Cabeça ou a cauda nas suas pernas: é pura felicidade! O gatinho se sente bem perto de você.

    • Carícias com as patas: significa prazer intenso. O gatinho exprime a felicidade que sentia quando mamava e utilizava o movimento das patas em volta dos mamilos da mãe para estimular a saída do leite. O animal reproduz esse movimento associado a uma sensação de prazer.


    • Rebolar no chão assim que o vê: submissão. Esta atitude só é manifestada em relação a um momento de descontração prévia.


    •   Arqueamento: Ao arquear as costas, ficar de lado e eriçar o pêlo, o gato tenta parecer maior do que realmente é.

     
    • Sondando o Território: Com a expressão concentrada e as orelhas alertas, o gato patrulha o seu território todos os dias, e deixa nele odores e sinais visuais.



    Reflexo de Flehmen: Comportamento associado com a inalação de odores pelos canais nasopalatinos. Os gatos com 6 semanas de vida já conseguem estimular seu olfato de forma apurada; Normalmente, quando sentem o cheiro de urina ou outro cheiro peculiar, típico de demarcação de território, reagem abrindo a boca e expondo a língua.


    Reflexo de Flehmen (Tigre e Gato Doméstico)

    • Marcando Território: Trata-se de um comportamento natural e uma forma de comunicação. É realizada através da deposição de odores, secreções hormonais ou arranhaduras, isso lhes permitem informar sua presença e autoridade em determinado território, bem como, detectar a presença e o grau de agressividade de outros animais.


    Gato marcando território com urina



    Marcando território com odores produzidos pelas glândulas do focinho







    Afiando unhas, outra forma de demarcar território
     

    Comunicação com a Cauda
    • Se o rabo estiver abanando, significa que o gato está zangado ou decepcionado.
    • Se estiver para baixo, descontraído, o bicho está satisfeito.
    • Rabo para cima e curvado sobre o dorso: significa que ele está desconfiado.
    • Se o gato mantiver o rabo reto quando sentado, mas com a ponta recurvada, ele está assumindo uma posição humilde.
    • Se o rabo estiver reto para cima e para baixo é porque ele está feliz ou excitado.

    Comunicação com Sons
    • Ronronar: transmite submissão e alegria. Os gatinhos começam a ronronar durante as primeiras mamadas, som que exprime, simultaneamente, uma grande satisfação e uma dependência total do progenitor.
      • Ronronado suave: convite para contato ou atenção
      • Ronronado puxado: pedido
      • Ronronado grave: reclamação

      • Ronronado agudo: raiva ou dor
    • Resmungos e silvos: trata-se de intimidação. São emitidos em situações de agressão como uma estratégia de defesa.
      • Murmúrio - movimentos rápidos de mandíbula, como se falasse entre os dentes: excitação ou frustração ( comum durante uma perseguição de uma "presa")
      • Trinado (Mistura entre ronronado e miado de forma ascendente): cumprimento amigável

    • Miar: existe uma variedade de miados e cada um deles pode ter um significado diferente: solicitação, queixa, contrariedade, recusa e etc.. Só com a convivência você conseguirá distinguí-los.
      • Miado curto: cumprimento
      • Miados múltiplos: cumprimento excitado
      • Miado em tom médio: Pedido
      • Miados em sequência: Inquietação
    Cio

    O que é Cio? É simplesmente o período fértil da fêmea, quando ela está pronta para acasalar,o que ocorre geralmente por volta do quinto ao oitavo mês de vida, onde a gata atinge sua maturidade sexual, e está apta a  gerar seus filhotes. A duração do cio varia em média 4 a 7 dias e os intervalos entre os cios serão em média de 16  a 30 dias
    As alterações físicas são pouco evidentes,a vulva não fica inchada e nem há sangramento. Mas normalmente surgem alguns comportamentos atípicos ou intensificados, como se esfregar em pessoas, em outros gatos ou em objetos; miar frequentemente; ficar ansiosa e agitada; parar de comer; querer sair e arrebitar o traseiro quando acariciada. Ela pode também montar em gatos ou gatas e até estimular fêmeas a montá-la.
    Na presença desses comportamentos, muitos proprietários acreditam que a gata está com problema e chegam a levá-la ao veterinário. Outras fêmeas alteram tão pouco o comportamento durante o cio que os proprietários só se dão conta do que aconteceu quando elas já estão prenhes!
    Os machos não entram no cio, porém na mesma época atingem sua maturidade sexual e estão sempre prontos para copular; Se ao redor de sua residência existir uma gata no cio, seu gatinho irá saber! Eles sentem o cheiro dos feromônios liberados com a urina da fêmea e diante disso, ficarão ansiosos, inquietos, buscando chegar até aonde seu faro o levar! Que romântico! Bom..na verdade não é nada romântico, muitos gatos desaparecem durante esses episódios, outros envolvem-se em brigas e se machucam seriamente. E aos que vivem confinados em apartamentos só resta miar, miar muito e fazer bastante xixi pela casa toda!
    Recomendo a castração tanto de machos quanto de fêmeas, os machos ficam mais tranquilos após a castração, sem falar na diminuição de filhotes abandonados, tadinhos.




    Acasalamento

     Quando no cio, a fêmea aceitará o macho, ele tentará subir na fêmea para proceder o coito e irá morder sua nuca, porém, não é esse comportamento que nos faz ouvir os famosos miados de amor, mas sim durante a cópula, uma vez que o pênis do gato possui espículos (espinhos pequenos) que induzem a gata a ovular no momento do acasalamento, sendo esta uma particularidade das fêmeas dessa espécie.

    Prenhez e Parto

    Positivo, vamos ter filhotes!!! A prenhez das gatas normalmente leva 60 dias e quando estiver próximo do parto, seu comportamento irá mudar, como perda de apetite, inquietação e claro, começará a procurar um lugar seguro e formar seu ninho, geralmente dentro do nosso guarda roupa..rsrs...
    A duração do parto varia de acordo com a raça, quantidade de filhotes etc; Normalmente o primeiro filhote vem ao mundo depois de 20 a 120 minutos, o intervalo entre os demais filhotes geralmente é de 5 a 60 minutos.
    A mamãe cuidadosa lambe seus gatinhos assim que eles nascem, retira os anexos e corda o cordão umbilical, o contato entre mãe e filhos é muito importante pois além da primeira mamada o calor da mãe vai ajudar a regular o calor dos filhotes, mantendo-os aquecidos. E como os recém nascidos ainda não conseguem urinar e defecar sozinhos, a mãe irá estimular através das lambidas, induzindo os gatinhos a fazerem seu primeiro xixi e cocô!



    Resumindo...

    Tenho certeza de que a partir de agora você irá entender perfeitamente o recado do seu gatinho, pois ele está o tempo todo se comunicando..E quanto mais você conhecer seu gato, mais facilmente irá compreender o que ele está querendo dizer! 
    Continuaremos com o manual de instruções dos gatinhos nas próximas postagens, até lá!

    Tátilla Luz