sábado, 21 de maio de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

Em determinadas situações, os gatos podem apresentar alterações comportamentais e se a causa da alteração for identificada, podemos facilmente resolver a maioria dos problemas, para tanto, é preciso conhecer bem o animal, seus hábitos e então compreender o real motivo de seu distúrbio comportamental. Com isso, daremos sequência a mais uma postagem sobre desvio de comportamento em gatos.





4.3 Eliminação de fezes e urina em locais inapropriados


É importante, antes de tudo, entender que existe uma diferença comportamental entre animais criados soltos em casa, com acesso ao quintal, ou até mesmo a rua e animais confinados, ou seja, animais que não tem acesso à área externa da casa, como por exemplo, gatos que são criados em apartamentos. É fácil entender que animais "livres" não tem dificuldade em defecar ou urinar, pois tem à sua disposição todo um espaço externo, ao qual podem escolher e utilizar. Já os gatos criados somente em apartamentos, sem acesso à área externa da casa precisam ser educados a utilizar um local específico para tal fim. A partir de então, trataremos como distúrbio apenas os casos em que não há dificuldade aparente para o animal realizar suas necessidades fisiológicas e que apesar disso, os mesmos terminam escolhendo locais diferentes dos quais estão habituados a utilizarem para urinar e defecar.

Liteira



Meu filho lindo utilizando a caixinha de areia (ele não gosta de pisar na areia)

Partindo do pré suposto de que seu gato, criado em apartamento, desde filhote aprendeu a utilizar a liteira para fazer xixi e cocô, de repente, sem motivo aparente, começa a utilizar outros locais na casa para fazer suas necessidades fisiológicas. Causas? Podem ser várias, mas vamos analisar caso a caso o que pode estar acontecendo com seu bichano.

 
Eliminação de Fezes e Urina


Você percebeu ao chegar em casa que seu gato fez
xixi e cocô fora da Liteira. Pergunto: do lado da liteira? longe da liteira? Se não é a primeira vez, ele utiliza sempre o mesmo lugar, ou são locais aleatórios? Tudo isso é relevante tendo em vista que, muitas vezes seu gatinho está apenas te alertando que sua caixinha de areia está suja e inutilizável, ou seja, ele prefere utilizá-la quando a mesma está limpa, areia solta, aonde ele possa cavar e em seguida enterrar seu xixi ou cocô. Quando ele chega e encontra um local úmido, cheiro forte e "lotado", ele se sente incomodado. Lembra que falamos no inicio sobre os gatos serem animais limpos e altamente higiênicos? A partir de então é fácil compreender o motivo que o levou a utilizar outro local diferente da liteira. Geralmente, quando o problema é a liteira suja, eles fazem xixi ou cocô do lado de fora da liteira e uma vez ou outra, em locais aleatórios e o mais importante, em grande quantidade. A Solução é simples, fazer a limpeza da liteira regularmente, mesmo quando a areia utilizada for a cristalizada, que tem maior duração, é recomendável remover as fezes, uma vez que a urina é absorvida pelos cristais, mas as fezes não, ficando portanto, acumuladas.

Eliminação de Urina


 Seguindo ainda o mesmo raciocínio de local e quantidade, temos casos em que o gato urina na liteira normalmente e mesmo assim, em determinadas ocasiões, urina em outros lugares, em pequenas quantidades (borrifando), nestes casos a causa é Demarcação de Território, isso acontece por volta dos 5 a 6 meses de idade, quando o macho está atingindo sua maturidade sexual. Você pode notar marcas nas paredes com um ponto central e uma marca escorrida da parte central, bem como o cheiro característico de urina; O comportamento tende a aumentar quando há mais de um gato na residência e a solução do problema é a castração.



Gato demarcando território com urina

Nota: Outra causa que leva o gato a urinar em locais inapropriados é o estresse, especialmente quando o motivo é a ausência do dono, o que leva o animal à ansiedade. Se a causa do estresse não é a ausência do dono e sim agressão, por exemplo, o animal tende a urinar em objetos pessoais do agressor, ou até mesmo no próprio agressor, como forma de alerta.

RESUMINDO...

Abordamos apenas os casos em que o problema é simplesmente comportamental, ou seja, existem outras causas para distúrbios entéricos e urinários em gatos sobre os quais falaremos mais oportunamente. Nos casos em que falamos há pouco, é importante enfatizar que a higiene da caixa de areia é fundamental, bem como, sempre mantê-la no mesmo local e que este seja fresco, arejado e tranquilo. É importante também respeitar o momento em que seu gato está usando a caixa de areia, evitando falar com ele, tirá-lo do local ou mesmo pega-lo após o uso da liteira; Eles precisam se sentir à vontade, respeite, portanto, seu espaço.



Até a próxima.