quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 6: PRINCIPAIS DOENÇAS


A próxima postagem não abordará apenas uma doença em particular, mas sua síndrome, ou seja, um complexo de sintomas relacionados à doenças do sistema urinário dos felinos.






6.2 SUF (SÍNDROME UROLÓGICA FELINA)


A denominação Síndrome Urológica Felina é utilizada no intuito de designar distúrbios que afetam o trato urinário felino, tendo como sinônimas as denominações: Doença do trato inferior dos gatos e Obstrução uretral felina. A doença ocorre em machos e fêmeas, porém, é mais observada em machos devido ao cumprimento da uretra. 

FATORES PREDISPONENTES

A SUF tem causa idiopática, ou seja, não existe uma causa definida. Acredita-se que o problema esteja relacionado à alimentação e ao sedentarismo, uma vez que a doença é observada, principalmente, em gatos obesos; confinados em apartamentos, sem a prática ou espaço para atividades físicas (correr atrás de bolas de papel, sacolas etc, qualquer coisa que o faça gastar energia); alimentação seca, com alto teor de proteína; baixa ingestão de água e consequente diminuição da micção. Outros fatores podem ser anatômicos ou decorrentes de outras doenças e infecções.




PATOGENIA

Basicamente, a síndrome urológica felina ocorre por obstrução da uretra, ocasionada pela deposição de sais e formação de cristais, uma vez que a urina está mais concentrada, seja pela dieta (alto teor de proteína), seja pela baixa ingestão de líquidos; Quando há formação de cálculos, estes podem, durante o trajeto da bexiga para a uretra, ficar presos bloqueando o canal, dificultando o fluxo de urina, levando o animal a urinar com dificuldade ou até mesmo a não conseguir urinar. Se o animal não consegue eliminar a urina, esta fica acumulada na bexiga podendo levar à cistite.


Distúrbios no Trato urinário felino
Trato urinário felino normal













SINTOMAS

Como na maioria das doenças, o animal apresenta mudança de comportamento, demonstrando apatia, inapetência, desidratação, diminuição da micção, dificuldade ao urinar, geralmente o animal mia indicando que sente dor ao tentar urinar, passa bastante tempo na caixa de areia na tentativa de encontrar uma melhor posição ou forma de urinar sem dor; há aumento na frequência de lambidas na região genital;  urina com sangue; interrupção da micção, cistite.


Lambedura na região genital
Urina com sangue





DIAGNÓSTICO

Dependendo do estágio da doença, pode ser detectada através de simples exame clínico observando o biotipo do animal, sua dieta, mudanças de comportamento. Geralmente o proprietário encaminha o animal ao veterinário quando este urina fora da caixa de areia, ou mia muito ao urinar, as vezes o motivo é a cor da urina, ou anúria. Recomenda-se, além do exame físico: palpação abdominal, análise da região genital, sumário de urina, hemograma. Para uma avaliação mais eficiente, indica-se radiografia do trato urinário e/ou ecografia, para localização de possíveis formações de cálculos.

Cálculos localizados na bexiga de um felino
Cistite Felina











TRATAMENTO

Também irá depender do estágio da doença. A dieta é fundamental em qualquer fase, imprescindível no inicio, já que poderá diminuir a formação de novos cálculos; É importante fornecer a ração adequada para cada fase da vida do seu gato, pois como já vimos, quando são filhotes precisam de mais proteína, uma vez que estão em fase de crescimento, quando passam para a fase adulta, necessitam de outros nutrientes além da proteína, esta será balanceada em diferentes proporções daquelas fornecidas aos filhotes. 




Água ad libitum é sempre importante, gatos gostam de água limpa e fresca, observe que sempre que você faz a higiene da vasilha e coloca água limpa, seu gato vai imediatamente beber! Assim como você, ele gosta do que é saudável. 





Note que gatos que praticam atividade física bebem mais água, portanto, estimule seu gatinho a brincar, tire um tempo do seu dia para dedicar a seu bichano, além de acabar com o sedentarismo dele, possivelmente irá acabar com o seu também!! Os dois sairão ganhando...



Quando os cálculos estão bloqueando a luz do canal uretral, pode-se tentar desobstruir com auxílio de cateteres; Se possível, sob sedação, pois a manobra causa desconforto local. Algumas vezes a obstrução leva ao acúmulo de urina e quando a massagem abdominal não permite a liberação da urina é preciso fazer punção, entretanto, este método é bastante invasivo, o que pede bastante perícia para evitar infecções. Recomenda-se punção da bexiga também com auxilio do cateter. Se houver cistite deve ser realizada uma antibioticoterapia e uso de antinflamatórios.


Cateterismo uretral em felino macho


Punção de Urina - forma bastante invasiva


Quando há intensa formação de cálculos, muitas vezes é preciso realizar uma intervenção cirúrgica.

Cálculos retirados da bexiga de um felino após cirurgia

PROFILAXIA

Como vimos, não há causa definida para desencadear a SUF, porém, existem alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento da doença. Quando a causa não for congênita ou decorrente de outras patologias, podemos evitar a SUF melhorando a dieta e proporcionando atividades físicas para nossos Amigos Gatos.




Mais uma vez percebemos que a maioria das doenças são oriundas de um manejo inadequado, seja nutricional, ou comportamental. Sempre que surgir alguma dúvida sobre alimentação, saúde ou comportamento, revise as outras postagens!!




Até a próxima,
Boas Festas!