quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

De onde vem os Gatos?

         No tocante à Evolução dos Felinos, há relatos de que o nosso gato doméstico teve como antepassado o Miacis ou Miacídeos, este, viveu há cerca de 40 a 50 milhões de anos e através de seus fósseis, verificou-se que tratava-se de um animal cuja cauda era maior que o corpo, pernas curtas e unhas retráteis como as dos gatos atuais!

Miacis
Em seguida, surge o Dinictis, semelhante ao gato dos dias atuais.

Dinictis
           De modo geral, os Felinos evoluiram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felinos modernos. Já no Miocénico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os chamados Tigres dentes de Sabre e Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos.  O gato doméstico foi denominado Felis catus por Linnaeus na sua obra Systema Naturae, de 1798.

NO SOFÁ DA NOSSA CASA

           O ato final na jornada dos felinos, da natureza para nossa casa, começou nas florestas e desertos próximos à bacia mediterrânea. Lá, um punhado de espécies pequenas (pesando menos de 10 kg) havia emergido gradativamente – o gato-da-selva do leste asiático, o gato-do-deserto do oriente médio, o gato-de-patas-negras da África e uma espécie onipresente de gato selvagem com quatro subespécies bem reconhecidas (européia, centro-asiática, do leste próximo e chinesa). Uma dessas subespécies deu origem a um dos mais bem-sucedidos experimentos da história – o da domesticação dos gatos. Um estudo de genética molecular sobre gatos domésticos e selvagens do mundo todo feito por Carlos Driscoll, da University of Oxford, veio esclarecer esse processo. Todos os gatos domésticos carregam uma assinatura genética compatível com a dos gatos selvagens de Israel e do leste próximo.  
            Agora podemos afirmar que o gato foi domesticado em diferentes ocasiões, todas entre 8 mil e 10 mil anos atrás, na região do Crescente Fértil (nordeste da África), à medida que populações humanas nômades começaram a se reunir em pequenos povoados em torno dos primeiros assentamentos agrícolas. Esses antigos fazendeiros cultivavam trigo e cevada. Os gatos selvagens da região, talvez atraídos pela grande quantidade de roedores, atraídos, por sua vez, pelos grãos cultivados, aparentemente “se ofereceram” como companheiros cautelosos, ganhando abrigo em troca da eliminação dos roedores. O número crescente de gatos selvagens já domesticados proliferou naturalmente e, desde então, seu destino se uniu definitivamente ao dos humanos.

MITOLOGIA

Bastet
Registros encontrados no Egito, como gravuras, pinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5 000 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. Bast (Bastet ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.
             Na verdade, o amor dos egípcios por esse animal era tão intenso que havia leis proibindo que os gatos fossem "exportados". Qualquer viajante que fosse encontrado traficando um gato era punido com pena de morte. Quem matasse um gato era punido da mesma forma e, em caso de morte natural do animal, seus donos deveriam usar trajes de luto. Outra forma de demonstração de luto, era raspar as sobrancelhas.


SUPERSTIÇÃO

Foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de prestarem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga em todo o lado, formou-se uma sobrepopulação de gatos, e este poderia ter sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça. A Idade Média ficou marcada pela superstição, bruxaria e febre religiosa. O gato, como animal independente e solitário, captou a atenção tanto de pagãos como cristãos.
O gato é  um animal que caça durante a noite e era na Idade Média acolhido por pessoas solitárias. Os gatos vadios eram os animais de estimação de mendigos e pobres, o que não abonou em relação à imagem do gato. A cor preta era a cor das trevas e do mal, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos cristão e inquisidores. A sua associação às práticas pagãs, apenas provocou um maior distanciamento entre os cristãos e o gato.

A IMPORTÂNCIA NA ARCA DE NOÉ!

Embora os gatos domésticos não sejam mencionados na Bíblia,  a lenda assegura que eles foram criados quando em determinado momento a Arca de Noé ficou infestada de ratos. Para resolver o problema, Noé ordenou que o Leão espirrasse, e foi desse espirro que se formou o gato!

SE QUISER SABER MAIS...


Indico o documentário da National Geographic: "Cats, Caressing the Tiger" 

TÍTULO ORIGINAL: "Cats, Caressing the Tiger"
TÍTULO TRADUZIDO: "Gatos, Acariciando Tigres"
GÊNERO: Documentário
SINOPSE:  De noite, eles são caçadores cruéis que espiam as suas presas com um senso agudo de visão e faro. De dia, eles são os companheiros brincalhões, amorosos para milhões de pessoas. Hoje, os gatos excedem em número os cachorros como o animal de estimação favorito da América. Adorado no Egito antigo e perseguido na Idade Média, foram os gatos domésticos temidos durante séculos e adorados. Como companheiros reconfortantes, gatos proporcionam terapia para o ancião e o autista. Mas como as dramáticas sequências de um espetáculo, o comportamento selvagem dos gatos, como o de seus primos, nunca é removido. Se você alguma vez desejou saber por que os gatos sempre caem de pé ou o que os faz ronronar, assista a este National Geographic "Gatos ; Acariciando o tigre".

Para baixar o documentário, acesse:

Vídeo:  http://www.megaupload.com/?d=QRA36OEZ
Legenda: http://www.megaupload.com/?d=BR7S0H4A

o site de downloads é o megaupload, baixe o vídeo e a legenda!

Espero que tenham gostado!

Abraço,

Tátilla Luz

Boas Vindas!

Meus Amigos,

Me chamo Tátilla Luz, sou médica veterinária e uma pessoa apaixonada por FELINOS. Sempre tive vontade de levantar bandeira em defesa dos nossos amigos bichanos, bem como, dividir um pouco de minha experiência com a espécie, na tentativa de ajudar os (as) marinheiros (as) de primeira viagem, no desafio de conviver com esses maravilhosos animais. Com isso, corto a fita da inauguração do blog e fico à disposição!


Abraço,
Tátilla Luz