sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES




PARTE 8: SUPERSTIÇÕES





Aproveitando o clima do Dia das Bruxas ou Halloween, resolvi falar um pouco mais de algumas curiosidades sobre os nossos Amigos Gatos, pois quando o assunto é sobre Gatos, existem milhares de opiniões a respeito, mas, no final todos chegam a mesma conclusão: Nossa, como eles são misteriosos!






Foto: Fofuras Felinas



Já falamos aqui um pouco sobre a história dos gatos, desde a sua domesticação aos dias atuais, do seu auge no tempo dos faraós à sua perseguição na idade média.


A realidade é que sabemos muito pouco sobre os gatos, são mais opiniões do que conceitos, gerando na realidade muito preconceito.


Aqui falamos de comportamento, de saúde, já demos várias dicas para uma excelente convivência com seu gato, mas, nunca é demais falar sobre eles! Então, aqui vão mais algumas curiosidades que talvez você ainda não soubesse!



A DEUSA EGÍPCIA BAST (Bastet ou Fastet) TEM COMO SIMBOLO UMA MULHER COM CABEÇA DE GATO OU UM GATO DE COR PRETA.










Os gatos eram venerados e considerados animais sagrados no Egito e a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.



OS GATOS DA RAÇA SIAMESA SEGUNDO A LENDA SÃO VESGOS POR TEREM SIDO GUARDIÕES DOS TESOUROS DE SIÃO.







Acredita-se que a origem exata da raça seja o Sudoeste Asiático, mais especificamente o Sião (Tailândia), onde eram considerados gatos da realeza e mantidos em templos sagrados. No Sião, os gatos siameses estavam reservados à família real e como tal, estavam sendo cuidadosamente guardados no palácio. No entanto, na primeira grande exposição felina na Grã-Bretanha, em 1871, foram apresentados dois exemplares desta raça.


Conta a lenda que eles eram encarregados de fazer a guarda de tesouros do reino e acabaram ficando vesgos porque os vigiavam muito de perto. Os primeiros relatos sobre essa raça remontam ao ano 1350, mas foi apenas no século 19 que ela chegou ao Ocidente. O cônsul inglês Owen Gould recebeu alguns animais de presente do próprio rei do Sião, em 1884, e os levou para Londres, onde fizeram enorme sucesso numa exposição de felinos. O curioso é que, embora boa parte dos bichanos dessa raça sofra de estrabismo, só bichanos com olhos perfeitos têm valor comercial e participam de exposições.



GATO PRETO








O nosso mundo é cercado de inúmeros mitos e superstições e uma das mais famosas é sobre o gato preto. Em muitos lugares, existe a crença de que cruzar com um gato preto é sinal de azar...quem acredita nisso também costuma acreditar que passar debaixo da escada dá azar, chinelo virado...etc.


Eu acho que azar é você não ter a oportunidade de conviver com um animal tão maravilhoso, carinhoso, inteligente, companheiro! Isso sim é um azar!!! Eu concordo com os Japoneses e Ingleses que já acham que é um sinal de muita sorte! Mais sorte ainda para eles, segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde nos EUA que sugere que o gene que dá coloração preta ao animal também seria responsável por torná-lo imune ao vírus HIV felino.


GUARDIÕES DO SUBMUNDO




Copyright @ 2010 David Dosa.



Muitos acreditam que os Gatos são animais que fazem referência ao mundo sobrenatural e oculto, equipados com o sexto sentido, gatos podem prever a morte de seres humanos por isso são tratados como guardião dos mortos e por ter um hábito mais noturno guardiões da noite também.


Existem exemplos na vida real como do Gato Oscar que previu a morte de 25 pessoas em Providence, EUA. A chave dos poderes de Oscar está, provavelmente, nas capacidades sensoriais ainda inexplicadas dos animais. Muitos mitos a respeito dos bichos nascem dessa incompreensão. Veja o caso do morcego, relacionado a forças malignas por voar na escuridão: sua visão é muito inferior à das pessoas, mas ele é dotado de um sistema que o permite emitir e ouvir ultra-sons – sons de frequências superiores às audíveis pelos humanos – e consegue se orientar espacialmente com essa espécie de sonar. Elefantes, ao contrário, são sensíveis aos infra-sons – o que permite, por exemplo, a um indivíduo desgarrado encontrar a manada mesmo que ela esteja a muitos quilômetros de distância.

Para ler a matéria completa clique aqui: http://super.abril.com.br/mundo-animal/faro-morte-447210.shtml

E para finalizar, nada melhor do que assistir um vídeo do Simon's cat!!!!

Happy Halloween!!!