segunda-feira, 4 de abril de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 2: ALIMENTAÇÃO

Dando sequência às nossas postagens sobre GATOS, vamos falar um pouco sobre sua ALIMENTAÇÃO.




LACTANTES E LACTENTES


Como todo bom mamífero, logo após o nascimento, os gatinhos começam a mamar, sendo  o leite, o principal alimento durante esta fase de suas vidas, uma vez que irá fornecer todos os nutrientes e células de defesa necessários para os filhotes crescerem saudáveis.
No período de 20 a 30 dias em diante, os filhotes sentirão uma maior necessidade em ingerir leite, afinal de contas seu organismo está  em desenvolvimento e quanto mais o tempo passar, maior será a ingestão de leite, consequentemente, as necessidades de alimentos e água da mamãe aumentará durante este período, com isso, é importante manter disponível água fresca em um recipiente limpo.  O interesse por alimentos sólidos virá a partir da  3ª a 4ª semana de idade,  juntamente com o declínio da amamentação.  Nesse período, os sentidos dos filhotes já estão mais desenvolvidos e como todo bom gato curioso, os bebês irão atrás da mamãe atraídos pelo cheiro de sua comida, portanto, é importante estar à disposição dos filhotes alimentos umedecidos, de preferência em uma tigela rasa. Em geral, a desmama dos filhotes ocorre entre 6 e 8 semanas de idade. Pode-se dar alimento seco umedecido durante a lactação a fim de aumentar a ingestão de alimentos e água da fêmea e encorajar os filhotes a começarem a lambiscar alimentos sólidos.


CADA FASE, UM ALIMENTO.

Primeiros 6 meses

Os filhotes devem estar completamente desmamados com 6 a 8 semanas de idade, quando então deverão ser acostumados a uma dieta regular com um alimento para filhotes, completo e balanceado. Os filhotes de gatos requerem níveis mais elevados de proteína do que filhotes de outras espécies e têm também uma necessidade particular do aminoácido taurina. A falta de taurina em uma dieta pode resultar em uma visão prejudicada. Por esta e outras razões, recomenda-se que os filhotes sejam alimentados apenas com alimentos desenvolvidos para filhotes de gatos e não com alimentos para filhotes de cachorro, por exemplo.
O alimento deve ficar à disposição dos filhotes durante todo o tempo, juntamente com uma fonte de água fresca e limpa. Não se preocupe se você coloca a ração na tigelinha e ele não come tudo de uma vez, os gatos têm o hábito de se alimentarem em intervalos, ou seja, ele é o famoso mordiscador, se alimenta de pouquinho em pouquinho, daí a importância em deixar ração sempre disponível.

Cuidado com as sobras de alimentos umedecidos! Além da perda da palatabilidade (gosto atrativo), o restinho que fica na tigela, exposto à temperatura ambiente, microorganismos,  formigas, baratas etc., corre o risco de estragar; Se o gatinho comer (o que é difícil pois são exigentes quanto ao paladar), poderá desenvolver problemas digestivos, portanto, evite misturar o que ficou na tigela com ração nova! Assim, não haverá o risco de misturar comida saudável com ração estragada.

De 6 meses a 1 ano de idade
 
Meu filhote lindo: Ninin
Com 26 semanas de idade, a taxa de crescimento começa a se estabilizar; no entanto, os filhotes continuam a desenvolver-se internamente e seu crescimento normal termina por volta dos 12 meses de idade. Dos seis meses a um ano de idade, os filhotes devem ser alimentados duas vezes ao dia caso seja administrado a eles alimento enlatado, semi-úmido ou seco umedecido. Alimento seco pode ser dado à vontade, enchendo-se a tigela com uma quantidade suficiente de alimento. Os filhotes devem ser alimentados como individual e as quantidades a serem oferecidas dependerão de sua atividade e estado corporal.


Adultos

 Como os gatos comem várias vezes ao dia, eles devem ter acesso ao alimento o tempo todo. E, claro, uma fonte de água fresca e limpa é importante para as funções corporais: digestão, absorção, circulação, transporte de nutrientes, construção de tecidos e auxílio na regulação da temperatura corporal.
Um gato adulto com uma atividade normal requer uma dieta de manutenção, ou seja, um alimento de boa qualidade, completo e balanceado. Os fatores que influem na quantidade de alimento requerida para manter um bom estado corporal incluem nível de atividade, temperatura e metabolismo corporal. Um bom estado corporal é aquele em que o animal está bem proporcionado, com uma cintura perceptível atrás das costelas, podendo se sentir sobre elas uma leve camada de gordura (vide escore corporal ideal).
O apetite e o consumo total de alimentos de um gato variam de dia para dia. A perda de apetite ou relutância em comer não constituem problemas em gatos adultos, a menos que ela persista por vários dias ou o gato apresente sintomas de doença. Se isto acontecer, o gato deverá ser examinado por um veterinário.

LEITE ATÉ QUE FASE?

Como vimos, após os dois primeiros meses, nossos filhotes começam a se interessar por outros tipos de alimentos e a própria mamãe diminui o ritmo de amamentação. Bom, mas e se eu quiser dar leite de vaca? Depende...Quando somos recém nascidos, o alimento que a priori conseguimos digerir é o leite, pois somos mamíferos! elementar meu caro Watson. Com os felinos não é diferente, com o passar dos meses, seu metabolismo vai se adaptando e sendo capaz de digerir outros nutrientes e ao mesmo tempo deixa de digerir com eficiência outros, pois algumas enzimas naturalmente deixam de ser produzidas pelo seu organismo. Ao administrar leite de vaca (outra espécie), o gato pode se adaptar sem nenhum problema ou pode desenvolver problemas digestivos, assim como ingerimos vegetais, não digerimos a celulose, mas mesmo assim o alimento não nos prejudica, pois sabiamente nosso organismo possui mecanismos que cuidam disso. Pra resumir, vamos lembrar do cada fase, um alimento? Ótimo!

E no caso de filhotes abandonados?

Existem no mercado sucedâneos de leite que podem ser administrados com ajuda de mamadeiras, esse material está à venda em qualquer pet shop, mas lembre-se, ao substituir a mamãe gata você deve ter todo o cuidado com os bebês, como horário regular para dar a mamadeira, com leite/sucedâneo de leite morninho, além disso, as mamães costumam lamber seus filhotes nesse período para estimular o aparelho digestivo/urinário. Para isso, umedeça um paninho ou algodão com água morna e delicadamente passe no aparelho genital dos filhotes, dessa forma você irá estimular os gatinhos a fazerem xixi e cocô.


Fase de adaptação à "chuquinha"

Cuidados Especiais 
  • Durante a Prenhez

Durante toda a gestação, a fêmea pode apresentar um aumento vagaroso e constante no peso corporal e, ao mesmo tempo, um aumento gradual na ingestão de alimentos. As alterações hormonais e de comportamento que ocorrem durante a reprodução podem causar períodos em que a fêmea come pouco, come de mais ou não come nada. Por exemplo, muitas gatas prenhes passam por um breve período de perda parcial do apetite por volta da terceira semana de gestação. É de se esperar uma certa ansiedade do dono, mas é importante resistir à tentação de fazer mudanças na dieta ou no programa de alimentação toda vez que a gata prenhe atingir um período de perda de apetite. Entretanto, se ela permanecer comendo pouco por um tempo prolongado, ou se seu estado físico começar a se deteriorar, ela deverá ser examinada por um veterinário para ver se há problemas de saúde. Sua rejeição ao alimento durante a nona semana da gestação é, frequentemente, uma boa indicação de que a parição ocorrerá dentro das próximas 24 a 48 horas. Geralmente, dentro de 24 horas após a parição, o apetite da fêmea aumenta vagarosamente.

  • Durante a Lactação

Como comentamos no inicio, durante esta fase os filhotes ingerem bastante leite, exigindo muito do metabolismo da fêmea, diante disso, é importante manter por perto uma fonte de água fresca e potável, e de preferência alimentar a mamãe com alimento seco, o que a fará beber bastante água.



  • Na velhice
  Nossos amigos chegam à velhice por volta dos 11 anos de idade, e para nós parece que foi ontem que eles estavam correndo atrás dos fios, bolinhas..O tempo passa de forma diferente para os animais, sendo que 11 anos na vida de um gato equivale à 57 anos na sua vida! E assim como seus pais, avós, a alimentação também é um pouco mais diferenciada, tendo em vista as novas necessidades de seu organismo, que não é mais tão ativo como antes. Nesta fase começam a aparecer cálculos dentários (tártaro), gengivites, perdas de dentes, problemas renais dentre outros que falaremos mais oportunamente; Mediante essas mudanças, nada melhor do que oferecer ao seu fiel companheiro de velhas jornadas, rações do tipo Sênior.




EXIGENTES OU MAL INFLUENCIADOS?

"Já comprei ração de todas as marcas, mas meu gato não quer comer!" Isso, por incrível que pareça, é uma reclamação muito comum... Você "faz tudo direitinho" compra ração de filhote, com um ano passa a dar ração para adultos, compra sachê, enlatados, recheia a dieta do seu bichano com uma variedades de sabores de ração, afinal tem muitos sabores e você fica louca(o) para deixa ele provar todos! Aonde está o erro?

  1. Ração de Filhote até um ano de idade - OK
  2. Ração de Adulto a partir de um ano de idade - OK
  3. Várias rações diferentes na dieta do mesmo gato - ? - ERRADO.

Nós somos onívoros, portanto, temos o hábito de comer um pouquinho de tudo: carne, leite, ovos, vegetais, frutas etc. Com isso achamos que, pelo fato de estarmos sempre provando uma comida diferente,  o cardápio de nossos animais também deveria variar, o que não é nada recomendável. Os gatos são bastante exigentes com sua alimentação, e se adaptam àquela ração, se você diversifica muito, aumentará o nível de exigência dele(a), que está sempre esperando algo diferente, ou pior, nunca terá tempo para se adaptar a um determinado tipo, podendo levar seu gato a desenvolver problemas digestivos ou até mesmo urinários, como por exemplo, aparecimento de cálculos renais. Tudo bem, seu gato não precisa comer a mesma ração pelo resto da vida, mas, se você pretende mudá-la, faça gradativamente, compre primeiro um saquinho de 500g e vá introduzindo aos poucos na dieta do seu bichano. Se ele gosta de determinada ração, está saudável, está se alimentando em intervalos regulares então não vejo motivos para trocar sua ração! Ah, mas no supermercado não tem mais a que eu costumo comprar, ou o preço aumentou, aquela outra está mais barata..Sempre haverá um porquê! A dica é, nunca deixar para comprar a ração quando seu estoque tiver acabado, isso te dá tempo para ir em outros lugares à procura da preferida do seu gatinho; Quando estiver mais barata, compre uma maior quantidade, respeitando o prazo de validade, é claro! O importante é que seja um alimento completo, de acordo com a fase e a espécie de seu animal.

OBESIDADE

Os gatos ativos ou que vivem do lado de fora da casa podem requerer mais alimento a fim de manter um bom estado corporal. Se um gato ficar excessivamente gordo, sua ingestão de alimento deve ser diminuída., já que o sobrepeso leva o animal à pré-disposição a vários tipos de doença, como a Lipidose Hepática, por exemplo. Um veterinário pode auxiliar o dono a avaliar o estado corporal do gato e, se necessário, ajudá-lo a planejar um programa de redução de peso apropriado. Veja a seguir algumas figuras demonstrativas do escore corporal dos gatos.


Escore Corporal

Desnutrido: costelas visíveis, sem sinal de gordura, severa contração abdominal, escápula, vértebras lombares e ossos da bacia bastante expostos.
Magro: costelas facilmente visíveis com discreta cobertura de gordura; vértebras lombares visíveis; notável vazio atrás das costelas e mínima gordura abdominal.


Normal/ Ideal: proporcional; discreto vazio atrás das costelas; costelas palpáveis com leve cobertura de gordura;  gordura abdmoninal mínima.





Pesado: as costelas não estão facilmente palpáveis, com moderada cobertura de gordura; vazio atrás das costelas quase imperceptível; notável circunferência abdominal; Moderado depósito de gordura na região abdominal.


Obeso: Costelas imperceptíveis, grossa camada de gordura em volta; face, região torácica e área lombar com elevado depósito de gordura, distensão do abdomen, sem vazio atrás das costelas, Grande quantidade de gordura acumulada na região abdominal.



OUTROS PROBLEMAS

Claro que em alguns casos, o animal apresentará perda de apetite ou inanição em decorrência de algum problema de saúde, cabe à você observar o comportamento de seu gato, e com ajuda de nossas dicas verificar se faz parte de seu temperamento ou fase (cio, prenhez, lactação), ou se há suspeita de algum problema. Nesse caso,  não pense duas vezes! Leve seu gatinho a um veterinário, com ajuda profissional você irá combater a causa da inapetência de seu amiguinho, evitando problemas mais sérios.


CURIOSIDADE

Já reparou como os gatos bebem? Com movimentos sutís com a língua, eles conseguem ingerir uma considerável quantidade de líquido vencendo a força da gravidade.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bom pessoal, em suma, percebemos que assim como com o comportamento, proporcionalmente, o hábito alimentar dos nosso bichinhos é influenciado por nós, e com nosso cuidado e atenção podemos proporcionar hábitos saudáveis para nossos queridos amigos gatos.

Espero que tenham gostado, até a próxima postagem!

Tátilla Luz

8 comentários:

  1. Oi Tata ! Td bm?

    Você poderia falar um pouco sobre o fato de em certa idade os gatos desenvolverem a "síndrome do gato voador" ?

    Obrigada ! beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica,

    Por morar em apartamento, esse é um tema que pretendia abordar! Tenho três gatos e os 3 a-do-ram ficar na janela, para evitar acidentes, colocamos tela na janela, pois toda vez que aparecem passarinhos, insetos ou qualquer coisa que voe eles surtam e começam a perseguir, coisa de instinto...A síndrome do gato voador, ou do gato paraquedista, nada mais é do que a resistência que os gatos têm ao cairem de grandes alturas, diferente de quando caem de lugares mais baixos (2 andares...), onde verificou-se que o grau de fraturas é mais grave neste último caso, pois supõe-se que eles realizam o famoso "giro" para cair em 4 patas com menor eficiência do que, em maiores alturas. Na próxima postagem abordarei sobre SAÚDE e este será um dos temas, ok? Espero ter ajudado, bjos!

    P.S: No documentário do National Geographic que comento aqui (comportamento), fala sobre essa síndrome, em breve vou colocar um link para download.

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaa !

    Vou aguardar o próximo post !!

    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Oi! achamos 3 gatinhos abandonados a sorte na rua,os trouxe para casa,e estou dando uma mistura de leite,gema de ovo cozida,e agua fervida,mas estou em duvida quanto a micção pois mesmo fazendo massagens,eles nao defecam na hora,xixi fazem,estou fazendo certo? eles parecem saudaveis,mamam e dormem,acordam so na proxima mamada,coloquei em uma caixa com panos de lã e uma garrafa de agua quente enrolada em uma toalha eles se mantem aquecidos e tbm coloquei um bichinho de pelucia.Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Está tudo certo (o bichinho de pelúcia não influencia em nada), e se são muito novinhos você vai perceber as fezes só depois, acredite, elas virão! Para estimular o xixi é só molhar um algodão com água morna e passar neles simulando a lambida da mãe, delicadamente. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem!

    Eu adotei um gatinho (2meses),hoje esta com tres e meio(por ai) ..e agora adotei uma femea de 45 dias,e ele não a deixa em paz um segundo...a femea é muito novinha...e o machinho pula,agarra..creio que sta brincando com ela..coloco a mao e sinto que estao brincando..mas ele não a deixa respirar..ai ela se cansa e solta um gritinho quando ele esta em cima dela...tenho medo que a machuque...então estou colocando o macho um pouco no quarto pra ficar mais calmo..ai solto..e fico de olho...somente quando dormem em cima de mim o machinho nao liga da companhia da outra comigo.fica um em cada canto..tenho medo que por ele ser maior pode machuca-la ..o que faço se puderem me ajudar?
    Caixa higienica pode ser uma grande para os dois?
    Continuo deixando os separados ..e pra dormir tb..quando saio deixo a casa toda para o machinho que ja esta acostumado..e a pequeninha no quarto na caminha dela..
    Se puderem me ajudar agradeço!!
    Obrigada

    Vivi Ribeiro * meu email é vivianscribeiro@hotmail,com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi,

    Parabéns pela iniciativa!

    É importante que você deixe os dois juntos sim, pois eles vão criar um vínculo, é que a brincadeira deles soa pesada para nós, mas é assim mesmo! Já vi uma "mãe" brincar com seus filhotes e assusta um pouco.

    É papel do mais velho/pais ensinar a arte do ataque, defesa, intensidade da mordida etc.

    Evite brincar com sua mão para não estimular seu gato a ser mordedor.

    No principio uma caixa é suficiente, depois, seria interessante uma caixa para cada um.

    Uma vasilha de ração e uma de água para cada um, também é importante!

    Espero ter ajudado!

    Abraços,

    Tátilla

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!!
    Gostei demais de tudo quê você nos orientou!!
    Amo muito minhas gatas....
    Vou repassar suas informações para todos que Amam como Eu!!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir