domingo, 19 de junho de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

 Os seres humanos chamam de distúrbio aquilo que eles desconhecem ou não entendem, nós nos expressamos com palavras, gestos, atitudes...porque seria diferente com os animais? Eles também sentem necessidade de expressar seus desejos, vontades e principalmente suas necessidades, isso é distúrbio ou comunicação? Talvez nós sejamos a grande causa dos problemas que acontecem com nossos queridos amigos, justamente por não entendermos o que se passa em sua alma, com isso, na tentativa de expressar um pouco sobre o comportamento felino, falaremos sobre VOCALIZAÇÃO.



Miar ou não miar, ês a questão...




4.5 Vocalização

O Miado é a forma de comunicação felina mais comum e normalmente conhecida pelos proprietários, com a convivência, aprendemos a entender quando os eles querem carinho, quando estão com fome, quando estão felizes etc; E ao contrário do que achamos, os gatos não tem apenas um ou dois tipos de miado, eles tem vários! Encare cada um deles como uma palavra ou frase, por exemplo: Seu gato viu você ir em direção à cozinha e foi atrás de você, está "fazendo baliza" nas suas pernas e solta um miado. Que palavra ou frase você acha que se encaixa perfeitamente nesse contexto? "Estou com fome", Compreenderam? A comunicação não se resumiu apenas na "frase" mas em todo o comportamento desenvolvido e se prestarmos um pouco mais de atenção, saberemos o que cada miado significa!

Mas...e quando meu gato mia sem parar? Já foi alimentado, sua caixa de areia está limpa, já recebeu carinho e até ronronou! Mesmo assim, ele continua miando...não sei o que ele quer e nem o que fazer!!!

Como vimos, os gatos têm motivos para miar, temos que "investigar" seu real motivo para tamanha inquietação, como? Primeiro vamos excluir as causas, como as enfermidades, pois a dor, por exemplo, causada por algumas doenças leva os animais a vocalizarem, lembrando que estamos falando sobre distúrbios de comportamento, ou seja, miar por fome, dor, carinho é simplesmente normal.




O Cio é um distúrbio? Claro que não! Pois o miado em decorrência do cio, está no topo das paradas de reclamações, e é meramente normal, ou seja, não é um distúrbio. Os pássaros cantam para "encantar" seus pretendentes, os lobos uivam, até as baleias cantam...os gatos, miam! Quando existe uma fêmea no cio, seu "perfume" encantador chama a atenção dos machos da vizinhança, e eles começarão uma disputa, farão sua serenata para demostrar que estão no páreo, dentre outros artifícios, muitas vezes violentos. Mas, e os gatos (machos) que não podem entrar no páreo por estarem presos dentro de um apartamento? Pois é, é aí aonde está o problema, seu gato está miando sem parar, dentro de casa, sobe na janela, sobe na geladeira, vai em direção à porta e nada faz seu gato parar de miar, isso, principalmente durante a noite. Eureca! Seu gato não tem um distúrbio, ele só quer explorar o ambiente lá fora e se tiver sorte, namorar; Para isso é  "fácil" resolver esse problema: Castração.

Mais uma vez nosso "divã" mostra que não existe distúrbio, uma vez que, "comunicar-se é preciso", e em alguns casos, por não conseguirem a atenção desejada, eles exageram um pouco...



Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. minha gata mia todo dia exagerado chega ser irritante eu conheço outros gatos de minhas amigas que são como se não tivessem lá hiper tranquilos como faço para me livrar disto .

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane!

    Em que momento do dia ela mia? Com certeza ela está se comunicando...conheço gatos que miam a noite porque seus donos dormem com a porta fechada e ele (a) fica do lado de fora...será esse o caso?

    ResponderExcluir