domingo, 9 de outubro de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 5: PRINCIPAIS ZOONOSES


Apesar de incomum, também pode ocorrer transmissão desta doença dos gatos para o ser humano. Segue mais um post sobre zoonoses felinas.






5.5 CLAMIDIOSE FELINA


A clamidiose felina é uma doença causada pela Chlamydophila felis, uma bactéria Gram negativa que causa distúrbios respiratórios e oculares em gatos, especialmente em filhotes (2 a 6 meses de idade). Ocorre em todo o mundo e afeta cerca de 5 a 10% da população.

AGENTE ETIOLÓGICO

A família Chlamydiae é dividida em dois gêneros: Chlamydia e Chlamydophila. O gênero Chlamydophila possui quatro espécies que geralmente são altamente espécie-específicos, onde cada cepa infecta um ou apenas alguns animais diferentes. A bactéria que está relacionada com a Clamidiose felina pertence à espécie Chlamydophila felis que aparentemente está altamente adaptada a este hospedeiro, raramente causando infecções em outros animais.

EPIDEMIOLOGIA E TRANSMISSÃO

A clamidiose é transmitida diretamente entre animais pelo contato direto com secreções provenientes de descargas nasais e oculares, havendo possibilidade de transmissão através de fômites.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

O período de incubação é de 2-5 dias podendo chegar até 10 dias.

PATOGENIA


A bactéria se multiplica no citoplasma das células do epitélio da conjuntiva causando sua ruptura e liberando organismos que irão infectar outras células epiteliais. 

SINTOMAS

A quemose é um sinal característico da clamidiose, observando-se conjuntivite intensa com hiperemia extrema da membrana nictante, blefarospasmo e desconforto ocular. No inicio apresenta-se somente uma leve descarga ocular serosa e blefarospasmo, evoluindo para uma descarga ocular purulenta bilateral, corrimento nasal, também purulento, e espirros ocasionais. A hiperemia ocular pode estar presente durante vários dias no estágio inicial. A conjuntivite pode persistir por 2 meses ou mais. Viroses respiratórias podem agravar o quadro de infecção bacteriana por Chlamydophila e concomitantemente agravar a conjuntivite. Em filhotes pode causar pneumonia.


Conjuntivite ocasionada por Clamidiose felina e outros agentes infecciosos secundários

Conjuntivite mucopurulenta e quemose associadas à Chlamydophila

Hiperemia ocular, conjuntivite ocasionada por Clamidiose felina

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser realizado através de culturas de swab conjuntival, teste de ELISA e pesquisa de anticorpos para Chlamydophila, além de observação clínica e histórico do animal.

Swab para diagnóstico de clamidiose felina
TRATAMENTO

O prognóstico da doença é BOM, se o diagnóstico for realizado precocemente e realizada um tratamento adequado. Como se trata de uma bactéria gram negativa, deverá se combatida com antibióticos específicos.

PROFILAXIA


Existem vacinas disponíveis, geralmente vacinas vivas (cepas atenuadas) e associadas a outros agentes de doenças felinas (quádruplas e quíntuplas). Gatos que vivem em grupos ou que tem acesso a rua devem ser vacinados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS





Bom, com a Clamidiose Felina encerramos nossas postagens sobre zoonoses. Esperamos que tenham aproveitado o conteúdo disponibilizado até agora! Continuaremos falando sobre as principais doenças de gatos nas próximas postagens! 

Até lá!