sábado, 2 de julho de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO


Para finalizar a série de postagens sobre Distúrbios de Comportamento, falaremos sobre um probleminha bastante comum para alguns proprietários de felinos, o famoso "Gato Ladrão"..., quem nunca ouviu falar de um?




4.6 Gato Gatuno

Dessa vez vai ser um pouco mais dificil advogar em defesa dos Gatunos, opa dos Gatos, risos..uma vez que muitos deixam seus proprietários com fome ou com uma grande dúvida na cabeça, cadê o (a) meu (minha) ...? Pois é, de fato, nosso Amigo Gato pode, em alguns casos, ser um verdadeiro "mão leve", vamos entender Como e Porquê.

Ladrão de Comida

Faltam algumas horas para o almoço e você deixou: "um frango, peixe, carne etc..." em cima da pia para descongelar, enquanto isso desenvolve outra atividade doméstica e quando volta: a) A comida descongelou! b) A comida sumiu! ou c) Seu gato é pego em flagrante delito!!!!! Pois é, isso pode acontecer, mas como isso foi acontecer?



Bom, por incrível que pareça, essa é uma pergunta fácil de ser respondida e pasmem, mais uma vez a culpa é do proprietário! Aí, para se safar você deve estar dizendo: "A culpa é minha porque facilitei o acesso à comida?", Negativo, a culpa é sua porque certamente você não alimenta seu gato apenas com ração desde filhote, como deveria ser! Estou certa? Vamos entender...
Estamos falando de um animal cujo instinto fala mais alto do que nossos padrões de comportamento, ele segue nossas regras facilmente, desde que não os deixemos confusos, ou seja, um alimento para cada fase, lembram? Se você oferece ração para seu filhote e o acostuma desde cedo com esse tipo de alimento, ele não irá esperar outro! Do contrário, você irá aumentar seu leque de opções, aguçar seu olfato para uma variedade de comidas e o pior, só vai oferecer pra ele se sobrar. Ao deixar um alimento acessível, ele irá sentir o cheiro que consequentemente despertará seu apetite, sabendo que os gatos comem várias vezes ao dia, não tendo ração disponível, sua presa será fácil! Afinal, instintivamente pensando, ele precisa ser alimentado.

Tenho boas e más noticias, a má notícia é que se seu gato foi acostumado desde pequeno a comer comida caseira, ele raramente irá mudar seu comportamento larápio, além de estar sujeito a sofrer de afecções causadas por esse hábito alimentar, já que suas necessidades nutricionais diferem das nossas, embora estejam sujeitos também a sofrer de problemas que são comuns para nós, como a obesidade, por exemplo. A boa noticia é que se seu gato é filhote, ainda há tempo de realizar uma reeducação alimentar, pois ele ainda está se acostumando com novos cheiros e sabores, deixando o leite e se acostumando com alimentos diferentes. Nunca ofereça sua comida, frutas, bebidas, você pode se surpreender ao notar que ele gosta desse tipo de comida, mas não pode esquecer de que é errado. Faça um acompanhamento com um médico veterinário, ele indicará a melhor ração para seu bichano, de acordo com a idade dele.

Uma dica: Para evitar que seu gato fique miando na hora das refeições, acostume-o a comer ração na hora que você for comer também, ou seja, ao servir a mesa, coloque um pouquinho de ração no pratinho dele, assim ele saberá que aquela é a comida dele e não a sua; com o tempo ele não ficará miando no seu colo por causa do cheiro da sua comida.

Ladrão de Objetos

Frankie pego em Flagrante
Você já observou que alguns objetos na sua casa simplesmente desaparecem? Uma caneta, um imã de geladeira, meias, sacolas de plástico etc...Pois é, o mistério está resolvido, foi seu gato! Mas porquê? Bom, posso tentar explicar, afinal qual é a explicação para uma pessoa cleptomaníaca? talvez se encaixe na explicação para os gatos também; Na maioria dos casos, segundo psicólogos, os cleptomaníacos sofrem de extrema carência, assim fica fácil explicar que seu gato rouba para chamar sua atenção! Tudo começa com brincadeirinhas, você compra ratinhos de brinquedo, ele brinca, e tudo mais que você utilizar como brinquedo, ele vai achar que é dele. Se você demorar a brincar ou não brincar com ele, ele vai brincar sozinho, pois tem muita energia acumulada! A partir daí, uma caneta é mais divertida quando está em movimento, daí ela cai, vira bola..ele brinca e ela some. Ele terá ambientes secretos, aonde só ele saberá o que esse ambiente esconde! Pode ser debaixo da sua geladeira!!! Confira!!!A dica é, quando sumir, procure debaixo dos móveis, dentro de gavetas que você não costuma abrir, bingo! Estará lá.

Relato de Casos

Segue agora alguns casos engraçados de gatos que são cleptomaníacos!

O Dusty, é um gato de San Mateo, no estado americano da Califórnia, segundo a edição inglesa do jornal Metro, ele furtou mais de 600 objetos em 3 anos! Durante o dia, Dusty era um gatinho normal, porém, à noite, assumia sua personalidade gatuna. Seus donos, Jean Chu e Jim Coleman, dizem que o recorde de Dusty são 11 objetos numa só noite. “Ele trazia desde luvas, toalhas, sapatos, brinquedos...”, contou Jean Chu. Como Dusty nunca havia sido flagrado, a cadeia de televisão Animal Network filmou suas empreitadas noturnas. O interessante é que seus vizinhos parecem não se importar com os furtos. Sempre que alguma coisa desaparede, eles já sabem aonde procurar! Vejam o vídeo.



O Frankie tem 2 anos e mora na cidade britânica de Swindon. De acordo com sua dona, nos últimos 12 meses, Frankie trouxe para casa mais de 30 brinquedos, entre ursinhos de pelúcia e bichos em miniatura. O gato, segundo sua dona, é incapaz de se controlar. "Ele sai e volta com brinquedinhos", afirma Julie Bishop, 52 anos, dona do bichano, em entrevista ao diário britânico "Daily Mail". O curioso, segundo a dona, é que Frankie tem uma relação "canina" com os brinquedos. Após furtá-los, ele raramente brinca com o produto do "crime", preferindo armazená-los em um canto de sua sala de estar. O próximo passo de Julie é encontrar o dono dos brinquedos furtados pelo gato. Ela espalhou fotos do animal cercado pelos objetos pelos postes de Swindon.

Frankie com os produtos do furto


Bom pessoal, finalizamos com essa postagens os Distúrbios de Comportamento dos nossos Amigos Gatos, qualquer dúvida ou sugestão fiquem à vontade, façam seus comentários! Continuaremos postando sobre as principais doenças dos gatos. Até a próxima.


Mais uma aventura do Simon's Cat!