domingo, 9 de outubro de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 5: PRINCIPAIS ZOONOSES


Apesar de incomum, também pode ocorrer transmissão desta doença dos gatos para o ser humano. Segue mais um post sobre zoonoses felinas.






5.5 CLAMIDIOSE FELINA


A clamidiose felina é uma doença causada pela Chlamydophila felis, uma bactéria Gram negativa que causa distúrbios respiratórios e oculares em gatos, especialmente em filhotes (2 a 6 meses de idade). Ocorre em todo o mundo e afeta cerca de 5 a 10% da população.

AGENTE ETIOLÓGICO

A família Chlamydiae é dividida em dois gêneros: Chlamydia e Chlamydophila. O gênero Chlamydophila possui quatro espécies que geralmente são altamente espécie-específicos, onde cada cepa infecta um ou apenas alguns animais diferentes. A bactéria que está relacionada com a Clamidiose felina pertence à espécie Chlamydophila felis que aparentemente está altamente adaptada a este hospedeiro, raramente causando infecções em outros animais.

EPIDEMIOLOGIA E TRANSMISSÃO

A clamidiose é transmitida diretamente entre animais pelo contato direto com secreções provenientes de descargas nasais e oculares, havendo possibilidade de transmissão através de fômites.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

O período de incubação é de 2-5 dias podendo chegar até 10 dias.

PATOGENIA


A bactéria se multiplica no citoplasma das células do epitélio da conjuntiva causando sua ruptura e liberando organismos que irão infectar outras células epiteliais. 

SINTOMAS

A quemose é um sinal característico da clamidiose, observando-se conjuntivite intensa com hiperemia extrema da membrana nictante, blefarospasmo e desconforto ocular. No inicio apresenta-se somente uma leve descarga ocular serosa e blefarospasmo, evoluindo para uma descarga ocular purulenta bilateral, corrimento nasal, também purulento, e espirros ocasionais. A hiperemia ocular pode estar presente durante vários dias no estágio inicial. A conjuntivite pode persistir por 2 meses ou mais. Viroses respiratórias podem agravar o quadro de infecção bacteriana por Chlamydophila e concomitantemente agravar a conjuntivite. Em filhotes pode causar pneumonia.


Conjuntivite ocasionada por Clamidiose felina e outros agentes infecciosos secundários

Conjuntivite mucopurulenta e quemose associadas à Chlamydophila

Hiperemia ocular, conjuntivite ocasionada por Clamidiose felina

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser realizado através de culturas de swab conjuntival, teste de ELISA e pesquisa de anticorpos para Chlamydophila, além de observação clínica e histórico do animal.

Swab para diagnóstico de clamidiose felina
TRATAMENTO

O prognóstico da doença é BOM, se o diagnóstico for realizado precocemente e realizada um tratamento adequado. Como se trata de uma bactéria gram negativa, deverá se combatida com antibióticos específicos.

PROFILAXIA


Existem vacinas disponíveis, geralmente vacinas vivas (cepas atenuadas) e associadas a outros agentes de doenças felinas (quádruplas e quíntuplas). Gatos que vivem em grupos ou que tem acesso a rua devem ser vacinados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS





Bom, com a Clamidiose Felina encerramos nossas postagens sobre zoonoses. Esperamos que tenham aproveitado o conteúdo disponibilizado até agora! Continuaremos falando sobre as principais doenças de gatos nas próximas postagens! 

Até lá!

17 comentários:

  1. Olá,MUito Obrigado por me esclarecer tantas dúvidas!!! Gostaria de saber mais sobre CLAMIDIOSE FELINA, se existe risco de contágio em humanos, se devo deixar o meu Pierre confinado... tadinho, me parte o coração mas eu tenho um bebê de 1 ano e sete meses e tenho medo principalmente por ele... ele adora o Pierre, abraça beija... Quando acorda de manhã dá até bom dia pra ele...rsssr.
    Levamos hj o pierre a veterinária,já está sendo medicado mas, quanto tempo devo deixá-lo confinado, tenho mais 2 gatas, a Marie e a Sofhie...temo por elas também...
    Agradeceria muito se pudesse me ajudar...
    Cristina Ribeiro




    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Você disse que levou seu gatinho ao veterinário, ele deve ter prescrito um antibiótico, um colírio, talvez? Siga suas instruções e aplique a medicações de acordo com sua orientação.

    A Clamidiose pode passar sim do gatinho para o Bebê, então evite o contato até desaparecem os sintomas.

    Com o tratamento adequado seu gatinho vai se recuperar e voltar a uma vida normal.

    Se seus outros gatos nunca foram vacinados, também podem contrair a Clamidiose. Mas o tratamento é o mesmo.

    Sempre higienize os olhos, se estiverem lacrimejando, antes de aplicar o colírio, uma solução salina (soro fisiológico) pode funcionar.

    Espero ter ajudado!

    Abraço,

    Tátilla

    ResponderExcluir
  3. Olá...Olha eu aqui de novo...rsrss adoro este Blog...Bom, agradeço pelas orientações. Meu Pierre ainda continua com sintomas, olhos lacrimejando, ás vezes até com secreções sanguilolentas. Voltei a dar antibiótico Zelotril e continuo passando colírio Tobramicina, conforme a orientação da Veterinária, e, (Tadinho do meu bichinho), confinamento. Já fazem 19 dias, é normal demorar tanto assim?
    Mais uma vez, agradeço pela ajuda
    Beijo
    Cristina Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristina!

    Fico feliz em ajudar!

    Pelo que vejo, seu gato está tomando dois antimicrobianos, o Zelotril (Enrofloxacina)e Tobramicina. Veja com a veterinária dele se há necessidade de dois, especialmente o Zelotril, pois há relatos de casos sobre problemas na visão ocasionados pelo uso do medicamento, talvez a demora na cura esteja aí! Desde quando você iniciou a aplicação dos remédios? Divida dia que adoeceu e dia que começou a medicar...

    Abraço,

    Tátilla

    ResponderExcluir
  5. olá boa noite...

    o meu gatinho derrepente ficou cego nos 2 olhinhos,isto aconteceu há 5 dias...estão brancos e inchados...ele há 5 meses foi ao veterinário e foi-lhe diagnosticado uma infeção,anemia grave e sida...
    com os antibioticos ele recuprou...mas há umas semanas ele fugio de casa e quando voltou trazia uma pata ferida...nos 2 dias seguintes depois de ter voltado para casa não comeu nada e começou a aprecer um inchaço na cabeça no lado direito perto do olho e eu estou a dar-he o RONAXAN para combater a infeção mas agora ele está cego e eu não sei se lhe estou a dar o medicamento certo porque esse medicamento foi me receitado há 5 meses mas ele não estava cego...será que alguém me pode dar uma dica?


    Carlos

    ResponderExcluir
  6. Recomendo levar seu gato ao veterinário mais próximo, a distância não posso ajudar, pois é preciso ver o animal, analisar os últimos exames que ele fez, saber a causa da infecção de 5 meses atrás e a anemia etc.

    Se seu gato está cego, sem comer, e com olhos inchados, não perca tempo, leve-o a um profissional que ele saberá o que fazer e o que receitar. Se o último que você levou te deixou inseguro, procure outro, peça indicação de amigos, mas, o mais importante, não perca tempo, leve imediatamente seu gato a assistência médica.

    ResponderExcluir
  7. Oii Tatilla, tudo bem? Acho que minha gata contraiu clamidiose porque ela estava com o bolhas no olho e depois tipo de uma gripe... e ja faz algum tempo eu peguei uma gripe forte que ainda nao sarou totalmente ( faz mais ou menos uma semana) e eh a segunda vez que meus olhos acordam grudados pela manha! voce acha que eu posso ter contraido? estou muito preocupada! sou do Brasil, mas faz uma semana q eu estou no canada e nao sei se devo ir a um medico ou nao,pois vou ficar um bom tempo aqui! muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!

    Recomendo que você vá ao médico sim! E para saber se é clamidiose, ele deve fazer um exame bacteriológico, para confirmar.

    Fique tranquila, ele te passará, no mínimo um colírio, para debelar esse infecção ocular...

    Espero ter ajudado!

    Tátilla

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela resposta! Queria saber se essa doenca pode causar algo mais grave,tipo uma pneumonia ou algo nos olhos?! Ela tem relacao com a clamidia ( DST) ? Porque eu fiz uma bacterioscopia semanas atras e foi detectado uma quantidade maior do que o normal de bacilos gram negativos ( e a clamidia eh um bacilo gram negativo nao) ? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline,

    Se não tratada, toda doença pode apresentar complicações...algumas saram espontaneamente, porém, é sempre bom procurar um médico para iniciar um tratamento.

    Sim, a Chlamydia é uma bactéria gram negativa, mas a Clamidiose felina é causada pela Chlamydophila felis que é espécie-específica ou seja, só acomete os gatos, raramente infecta os seres humanos, seria interessante você realizar um exame no seu gato para identificar a espécie causadora da infecção nos olhos...de qualquer forma, o tratamento será parecido, colírios...e antibioticoterapia.

    Abraço,

    Tátilla

    ResponderExcluir
  11. Ola.. Peguei dois gatinhos de rua e acredito que estão com essa bactéria. Já estou fazendo uso de antibiótico e colírio. Mas não estão Sarandi e o olho ta a cada dia pior.. Com esse negocio branco em cima.. Faz cerca de 10 dias. Pode haver alguma sequela da doença?

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline,

    Você foi orientada por um veterinário? É muito importante sua orientação pois não é qualquer tipo de antibiótico que combate a Chlamydophila, se nesse caso for esta a bactéria. Outros microrganismos podem causar conjuntivite, até outros problemas de saúde.

    Limpe os olhos com solução fisiológica com algodão limpo para melhorar a situação.

    Mas, procure orientação de um profissional perto de você que possa examinar os gatinhos de perto.

    Muito legal sua atitude em ajudar dois bebês abandonados! Parabéns!

    Abraço,

    Tátilla

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    na minha rua tem gato siames já adulto, acredito que por volta de 8 anos, ele é arisco,mas como começei a lhe dar ração todos os dias ele me espera no mesmo horário e local para receber ração.
    Desde o inicio percebi que os olhos dele não estavam normal, pareciam um pouco inchados e meio fechado, ontem vi mais de perto e parece que ele tá bem pior, observei algumas coisas brancas por cima de seus olhos não sei se são "remelas" ou membranas ...
    Infelzimente ele não permite aproximação, impossível levá-lo ao veterinário para um diagnóstico exato, mas não posso ficar sem fazer nada e vendo ele sofrer. Tem algum antibiótico que posso dar para ele por via oral ( vou esconder dentro de um pedaço de queijo ou carne) para clamidiose.
    Já tentei tirar foto dele para levar pro veterinário, mas como ele só aparece a noite as fotos não saíram boas.

    Por favor ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não podemos afirmar se é clamidiose, é necessário realizar um exame específico que só pode ser feito por um veterinario. Não adianta combater o problema com antibiótico se você não sabe qual é a causa...por isso a importância de um exame realizado por um profissional especializado. Existem muitas enfermidades cujos sintomas são oculares...

      Não recomendo que você tente pega-lo pois não sabe que doenças ele pode estar veiculando! Sugiro que procure o centro de Zoonoses de sua cidade para auxiliar na captura,...você leva para tratar, se for o caso.

      As vezes ficamos sem alternativas...mas é preciso que você pense primeiro na sua segurança!

      Abraço,

      Tátilla

      Excluir
  14. oi Tátilla, tudo bem? Tão bom encontrar alguém que responde as duvidas, pois a maioria das matérias que encontro as pessoas pedem ajuda nos comentários e ninguém especializado ajuda!
    Bem eu peguei um gatinho a quase 7meses, veio bebezinho...estava com os olhinhos bem vermelhos, inchados e criava muita secreção; o vet passou tobramicina, a vermelhidão e inchaço sairam, mas a meses ele tem secreções diárias e constantes que é preciso limpar várias vezes ao dia,e tem dias que tem uma pele bem fina se soltando dos olhos...já levei ele de novo no vet, mas eles não souberam explicar e disseram que o olho tava normal, mas sei que não está! Quando o olho lacrimeja demais uso o colírio tobramicina e melhora, mas é algo que não resolve e o problema persiste, o que eu faço??? A poucos dias apareceu uma gatinha da rua e fiquei com ela, hoje ela apareceu com um olho irritadinho e coçando.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine,

    Quanto tempo durou o tratamento com a tobramicina? Você seguiu direitinho as doses e horários?

    O tratamento as vezes demora, você tem direito a um retorno.

    Essa pelezinha que você vê é do próprio olho, ele está com conjuntivite, por isso o olho fica desidratado e da esse aspecto. Não tente remover, leve ao vet para tratar da conjuntivite.

    ResponderExcluir
  16. Levei o gato da minha irmã pro veterinário pq desconfiei que estava com esporotricose. Ela passou itraconazol e deixei-o numa hospedagem para fazer o tratamento. Tenho sete gatos por isso não pude trazê-lo para minha casa. Minha irmã tem Mal de Parkson não tem como tratar dele. Hoje fui visitá-lo e do esporo está bem melhor, mas um do seus olhinhos está vermelho demais e quase não abre. A moça falou que é clamidia. Ela me falou que levou-o no veterinario e este passou antibiótico. Mas fiquei preocupada pq quando ele foi pra lá,ha dois meses,ele não estava assim. Me disseram que ele pode ficar cego.O que eu faço?

    ResponderExcluir