domingo, 31 de julho de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 5: PRINCIPAIS ZOONOSES




Como vimos em nossa última postagem, Zoonose é um termo aplicado à doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem e vice-versa. A maioria das zoonoses felinas são raras, especialmente aquelas transmitidas por contato direto gato-homem, sendo a alimentação e a falta de higiene, as formas de contágio mais comuns.

5.2 TOXOCARÍASE: Larva Migrans Visceral

Mais uma vez uma Toxo assola a reputação dos felinos, dessa vez o vilão não é um protozoário, mas, um helminto do gênero Toxocara. As infecções humanas são esporádicas e ocorrem em todo o mundo, atingindo principalmente crianças abaixo de 10 anos de idade, com pico entre um e quatro anos, que, em contato com a sujeira do solo ou areia contaminada por fezes de animais, ingerem ovos desses parasitas.

AGENTE ETIOLÓGICO

Nematóide cujas espécies parasitam o intestino delgado de seus hospedeiros definitivos. A larva migrans visceral é causada principalmente pelas larvas (L3) de Toxocara canis e secundariamente por Toxocara cati.


Toxocara cati

HOSPEDEIROS:

Definitivos
Gatos

Paratênicos
Ratos, outros roedores, pássaros.


CICLO EVOLUTIVO
O ciclo pode ser migratório ou não-migratório. Sendo migratório quando ocorre por ingestão das L2 no ovo, e não-migratório após infecção transmamária de L3 ou após ingestão de um hospedeiro paratênico.



1. Após ingestão e eclosão no intestino delgado, as L2 seguem pela circulação via fígado para os pulmões, onde tem lugar uma segunda muda e as L3 retornam via traquéia ao intestino, onde se dão as duas mudas finais. A fêmea do Toxocara cati adulta produz cerca de 700 ovos para cada grama de fezes por dia. Essa forma de infecção ocorre regularmente apenas em gatos de até 3 meses de idade.

Nos gatos com mais de 3 meses de idade  a migração hepatotraqueal ocorre menos frequentemente e aos seis meses, quase cessa. Em vez disso, as L2 seguem para uma ampla variedade de tecidos, incluindo fígado, pulmões, cérebro, coração, musculatura esquelética e paredes do trato digestivo

2. Não ocorre infecção pré-natal em gatos, ou seja, as L3 do tecido da mãe não atravessam a placenta antes do parto. A transmissão materno-fetal se dá por via transmamária, onde as L3 são transferidas através do leite materno durante as três primeiras semanas de lactação. Dessa forma, não acontece migração e os vermes se desenvolvem no intestino dos filhotes.

3 e 4. Os ovos juntamente com as fezes, seja na liteira (apartamentos) seja no ambiente externo, são altamente resistentes a extremos climáticos, podendo sobreviver durante anos no solo.

5. O homem pode se contaminar ao ingerir acidentalmente os ovos de Toxocara; As crianças até 10 anos são os hospedeiros intermediários mais comuns, se contaminando ao levar a mão suja à boca. Não ocorre evolução do verme adulto; as larvas migram para diversos tecidos causando a larva migrans visceral.

6. Os hospedeiros paratênicos, como roedores e aves, podem ingerir ovos infectantes e as L2 seguem para seus tecidos onde permanecem até serem ingeridas por um gato (através da predação), quando o desenvolvimento subsequente aparentemente se restringe ao trato gastrointestinal.



Ovo de Toxocara cati


L2 de Toxocara


SINTOMAS

Gato
Pelo fato da maioria das infecções ser adquirida ou no leite materno ou por ingestão de hospedeiros paratênicos, não há fase migratória, quaisquer alterações usualmente restringem-se ao intestino, manifestando-se como aumento de volume abdominal, diarréia, pelagem opaca e desenvolvimento insuficiente.

Homem
Febre, hepatomegalia, nefrose, manifestações pulmonares e cardíacas, e lesões cerebrais e/ou oculares.

EPIDEMIOLOGIA

A Epidemiologia da Toxocaríase depende amplamente de um reservatório de larvas nos tecidos da mãe, as quais são mobilizadas no final da prenhez e excretadas no leite durante toda a lactação. O hospedeiro paratênico também tem sua considerável importância, por causa do forte instinto de caça dos gatos. Não ocorre exposição a esta última via de infecção, a menos que os gatinhos comecem a caçar sozinhos ou a compartilhar a presa da mãe.

As fêmeas de Toxocara apresentam elevada postura e os ovos apresentam grande capacidade de sobrevivência no ambiente, favorecendo a manutenção do ciclo biológico e também a ingestão dos ovos infectantes principalmente pelas crianças que ainda não apresentam hábitos higiênicos.



DIAGNÓSTICO

Os ovos subglobulares, com cascas espessas, escavadas, são facilmente identificados nas fezes dos gatos em simples esfregaços aos quais se adiciona uma gota d'água.

O diagnóstico de larva migrans visceral pode ser estabelecido por métodos imunológicos bastante sensíveis e específicos como a técnica de ELISA.

TRATAMENTO

Os vermes adultos são facilmente removidos por tratamento anti-helmíntico. A droga utilizada mais popular é a piperazina, embora esteja sendo substituida pelos benzimidazóis fenbendazol e mebendazol e por nitroscanato.

CONTROLE E PROFILAXIA

Realizar tratamento anti-helmintico nas fêmeas antes do parto para evitar transmissão transmamária. Vermifugar os filhotes com 2 meses de idade para eliminar qualquer infecção adquirida através do leite materno (Ver esquema de vermifugação em filhotes); Recomenda-se tratamento dos gatos adultos a cada três a seis meses durante a vida toda.

Além da administração de anti-helmínticos é importante estabelecer hábitos higiênicos para evitar contaminação acidental; Fazer limpezas regulares na liteira, lavar bem as mãos após manipulação de fezes; Evitar que as crianças brinquem em locais sujos, aonde haja riscos de contaminação com fezes de animais; Lavar bem frutas e verduras etc.




Os gatos e as crianças podem ser grandes amigos e essa relação deve ser benéfica, basta cuidarmos de ambos afim de matê-los saudáveis. As crianças devem entender que é importante lavar sempre as mãos e os gatos precisam estar em dia com seu calendário de vermifugação, dessa forma, todos ganham, inclusive você!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário