sábado, 4 de junho de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

Para iniciar um tema que deixa os proprietários bastante irritados: Destruição de objetos pessoais (móveis, sapatos, fios...), vamos adicionar primeiro uma pitada de humor e rir um pouco com um vídeo super engraçado do "Simon's Cat", ou Gato do Simon...tenho certeza de todos que têm gatos irão visualizar bem seu cotidiano..rsrs



É importante enfatizar que, só é considerado distúrbio comportamental quando as condições ambientais normais nas quais vivem os gatos sofrem algum tipo de alteração que os leva a agir fora dos padrões de comportamento.




4.4 Destruição de objetos pessoais

É muito comum chegarmos em casa e nos deparar com algum objeto destruído: fio de aparelhos eletrodomésticos mordidos, sofás arranhados, papéis mastigados etc; Enquanto isso passa um filme na sua cabeça e vários porquês..Porquê raios meu gato fez isso? Calma, para tudo existe um explicação e mais uma vez irei advogar em defesa dos bichanos!

Móveis arranhados



 
 Relembrando...

Vamos lembrar das primeiras postagens, em que falamos sobre demarcação de território! Um dos sinais característicos são as arranhaduras; Os gatos sentem necessidade de arranhar por motivos importantes como desgastar suas unhas e marcar o lugar que ele acha que limita seu território, com isso, ele deixa marcas e cheiro (nos cochins existem glândulas que liberam feromônios), sem falar de que quando estão felizes eles tem o impulso de movimentar as patas como se estivessem massageando o mesmo ponto e algumas vezes as unhas se prendem. Isso acontece normalmente na natureza, quase não observamos..ops...na natureza, ou seja, o gato está livre e tem à sua disposição troncos de árvore, por exemplo; na nossa casa a opção passa a ser qualquer objeto que tenha espessura áspera o suficiente para desgastar suas unhas, ou seja, nosso sofá, cama, tapetes. Mas, meus amigos, podemos evitar maiores perdas se utilizarmos alguns artifícios em nosso favor, pois nossos gatinhos realmente precisam "amolar" suas unhas, é da natureza deles. Para isso, você pode comprar um arranhador em qualquer petshop perto da sua casa, é prático e barato e existe em vários modelos. Não esqueça de cortar as unhas de seu gatinho regularmente, isso ajuda a diminuir seu hábito de "arranhar", pois facilita seu trabalho em "aparar" as unhas. Mas, se por algum motivo seu gatinho continuar com o hábito de arranhar outro local, você também poderá usar o spray do "pode, não pode".



Arranhador torre para parede
Arranhador tipo torre




Arranhador tipo tapete


Arranhador tipo tapete para parede














Arranhador e toca


Cortando as unhas











Fios mordidos




Outro problema comum, principalmente quando os gatos ainda são filhotes, é o hábito de morder tudo, isso porque seus dentinhos estão crescendo e, assim como uma criança, a gengiva coça e ele sente necessidade de morder. Não há muito o que fazer, por isso recomendo o uso de Organizadores de fios, que particularmente chamo de "protetores de fios".



Organizador de fio preto
Organizador de fio transparente











Outros objetos


Além das causas naturais como demarcação de território e dentição, o estresse pode levar seu gato a agir de forma estranha, agressiva, especialmente se ele fica sozinho por longos períodos do dia, onde a ansiedade o levará a morder, mastigar, arranhar o que estiver ao seu alcance. Também o fará para chamar sua atenção, portanto, demonstre carinho, afeto e atenção ao seu animal de estimação, brinque com ele, de forma que ele gaste energia, deixe seu alimento e água sempre disponível para que ele tenha um ambiente harmonioso e tranquilo, que não altere seu comportamento.


...Para finalizar nossa postagem de hoje, mais um vídeo do Simon's cat. Até a próxima!