sábado, 16 de abril de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

Em cada tema abordado até agora, em algum trecho, citamos o nome de uma doença, um distúrbio, ou um risco, porém, não aprofundamos o assunto no intuito de separar um espaço especialmente para falarmos de cada uma delas. A partir de agora, dando sequência às postagens do Manual de Instruções, explanaremos individualmente sobre as principais doenças que acometem nossos gatos.


Uma vez abordado o tema Comportamento, nada mais coerente do que abrir nossa série de postagens, explorando o outro lado da Psique Felina, o lado problemático.




4.1  Síndrome do gato paraquedista
Na realidade, a síndrome do gato paraquedista não é um distúrbio de comportamento, mas uma ferramenta utilizada pelos felinos para diminuir os efeitos do choque de seus corpos contra o solo numa queda de grandes alturas. Vamos entender melhor esse mecanismo, falando primeiro sobre o giro que o gato dá quando está em queda livre, ou, se preferirem, a forma como os gatos caem em pé.

Os gatos sempre caem de pé?

Quem nunca viu, já ouviu falar de como os gatos giram o corpo no ar e caem sobre seus quatro pés. A explicação está num conjunto de fatores:

Giro do gato em queda livre
Olhos e Ouvidos

Durante a queda, o corpo do gato fica desalinhado com o solo, então, rapidamente, seus olhos e ouvidos internos  (Sistema Vestibular) emitem o aviso para o cérebro para que o mesmo mande informações para os demais sistemas.

Cérebro e Músculos

Ao receberem o comando do cérebro, os músculos corrigem a postura do gato em plena queda: Primeiro ele vira a cabeça, depois o corpo todo, tudo isso numa fração de segundo.


Mas, nem sempre dá tempo completar o giro, eles precisam de uma altura mínima de 30 centímetros. A essa altura o sistema vestibular que é formado por um conjunto de órgãos do ouvido interno que cuida do equilíbrio ajusta sua postura, menos do que 30cm, eles caem como os demais animais.

Paraquedistas

Você pode estar se perguntando, mas se o gato precisa só de 30cm para corrigir a postura ao cair, qual a diferença entre uma queda do 2º andar e uma do 9º? Em relação ao giro, nenhuma, em ambas o gato consegue adaptar sua postura, a diferença está no relaxamento da musculatura.





Durante uma queda de grandes alturas, o gato tem tempo para se preparar para o choque contra o solo, ao atingir uma velocidade de 96km/h o gato alinha seus membros na horizontal e relaxa a musculatura, nesta posição ele consegue aumentar o atrito com o ar e começa a desacelerar, como se fosse um paraquedas, daí o nome da síndrome "gato paraquedista".  Por estar relaxado, o impacto contra o solo é menor, consequentemente as lesões também serão menores. Infelizmente, quando eles não atingem essa velocidade, o que acontece por exemplo quando caem do 2º andar, não conseguem relaxar a musculatura, com os músculos rígidos, o impacto se torna maior, com isso as lesões serão mais graves.

"No final da década de 1980, dois veterinários da clínica Animal Medical Center, em Nova York, examinaram 132 gatos que haviam caído do 2º ao 32º andares. Notaram que 90% deles tinham sobrevivido, embora muitos com lesões sérias. Mas continuaram vivos - graças, sobretudo, à tal síndrome do paraquedas". (Revista Superinteressante).

Os andares mais perigosos vão do 2º ao 6º; A partir do 7º andar o gato consegue atingir a velocidade de 96km/h e se preparar para o contato com o chão.


Fratura no fêmur de um gato siamês


Fratura no fêmur de um gato siamês

 Porque caem os gatos?

Bom, entendemos que na maioria das vezes os gatos caem de pé, que precisam de uma altura mínima de 30cm para conseguir corrigir sua postura, e que em grandes alturas a velocidade da queda também faz a diferença, mas...o que levou o gato a cair? Não, ele não estava com crise existencial, deprimido ou com tendências suicidas, pelo contrário, estava vivendo a vida com muita intensidade, ou seja, perseguindo uma "presa", brincando, ou até mesmo tirando uma soneca no parapeito da janela e, por distração, como em todos os casos, terminaram caíndo. Não considero isso um distúrbio, mas instinto.


Prevenir é melhor do que remediar!


Não se engane, lesões leves ou graves são sempre lesões, portanto, tome os cuidados necessários para evitar que seu gato caia, coloque telas nas janelas, independentemente se mora no 2º ou 32º andar. Os gatos adoram ficar nas janelas, seja para observar o ambiente lá fora, ou para aproveitar o ventinho gostoso num dia de verão e claro, tirar uma soneca.




O que fazer quando acidentalmente seu gato cair?



  Leve-o imediatamente a um médico veterinário, além de fraturas, os gatos podem sofrer outras lesões, portanto, não pense duas vezes, ajude a salvar a vida do seu amigo gato, esse negócio de que o gato tem 7 ou 9 vidas é Lenda, ele é um ser vivo, passivo de sofrer acidentes e adoecer e você como "dono", precisa assumir todas as responsabilidades necessárias, ok? Afinal é na saúde e na doença também!

Até a próxima,


Tátilla Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário