sábado, 16 de abril de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 4: DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

Em cada tema abordado até agora, em algum trecho, citamos o nome de uma doença, um distúrbio, ou um risco, porém, não aprofundamos o assunto no intuito de separar um espaço especialmente para falarmos de cada uma delas. A partir de agora, dando sequência às postagens do Manual de Instruções, explanaremos individualmente sobre as principais doenças que acometem nossos gatos.


Uma vez abordado o tema Comportamento, nada mais coerente do que abrir nossa série de postagens, explorando o outro lado da Psique Felina, o lado problemático.




4.1  Síndrome do gato paraquedista
Na realidade, a síndrome do gato paraquedista não é um distúrbio de comportamento, mas uma ferramenta utilizada pelos felinos para diminuir os efeitos do choque de seus corpos contra o solo numa queda de grandes alturas. Vamos entender melhor esse mecanismo, falando primeiro sobre o giro que o gato dá quando está em queda livre, ou, se preferirem, a forma como os gatos caem em pé.

Os gatos sempre caem de pé?

Quem nunca viu, já ouviu falar de como os gatos giram o corpo no ar e caem sobre seus quatro pés. A explicação está num conjunto de fatores:

Giro do gato em queda livre
Olhos e Ouvidos

Durante a queda, o corpo do gato fica desalinhado com o solo, então, rapidamente, seus olhos e ouvidos internos  (Sistema Vestibular) emitem o aviso para o cérebro para que o mesmo mande informações para os demais sistemas.

Cérebro e Músculos

Ao receberem o comando do cérebro, os músculos corrigem a postura do gato em plena queda: Primeiro ele vira a cabeça, depois o corpo todo, tudo isso numa fração de segundo.


Mas, nem sempre dá tempo completar o giro, eles precisam de uma altura mínima de 30 centímetros. A essa altura o sistema vestibular que é formado por um conjunto de órgãos do ouvido interno que cuida do equilíbrio ajusta sua postura, menos do que 30cm, eles caem como os demais animais.

Paraquedistas

Você pode estar se perguntando, mas se o gato precisa só de 30cm para corrigir a postura ao cair, qual a diferença entre uma queda do 2º andar e uma do 9º? Em relação ao giro, nenhuma, em ambas o gato consegue adaptar sua postura, a diferença está no relaxamento da musculatura.





Durante uma queda de grandes alturas, o gato tem tempo para se preparar para o choque contra o solo, ao atingir uma velocidade de 96km/h o gato alinha seus membros na horizontal e relaxa a musculatura, nesta posição ele consegue aumentar o atrito com o ar e começa a desacelerar, como se fosse um paraquedas, daí o nome da síndrome "gato paraquedista".  Por estar relaxado, o impacto contra o solo é menor, consequentemente as lesões também serão menores. Infelizmente, quando eles não atingem essa velocidade, o que acontece por exemplo quando caem do 2º andar, não conseguem relaxar a musculatura, com os músculos rígidos, o impacto se torna maior, com isso as lesões serão mais graves.

"No final da década de 1980, dois veterinários da clínica Animal Medical Center, em Nova York, examinaram 132 gatos que haviam caído do 2º ao 32º andares. Notaram que 90% deles tinham sobrevivido, embora muitos com lesões sérias. Mas continuaram vivos - graças, sobretudo, à tal síndrome do paraquedas". (Revista Superinteressante).

Os andares mais perigosos vão do 2º ao 6º; A partir do 7º andar o gato consegue atingir a velocidade de 96km/h e se preparar para o contato com o chão.


Fratura no fêmur de um gato siamês


Fratura no fêmur de um gato siamês

 Porque caem os gatos?

Bom, entendemos que na maioria das vezes os gatos caem de pé, que precisam de uma altura mínima de 30cm para conseguir corrigir sua postura, e que em grandes alturas a velocidade da queda também faz a diferença, mas...o que levou o gato a cair? Não, ele não estava com crise existencial, deprimido ou com tendências suicidas, pelo contrário, estava vivendo a vida com muita intensidade, ou seja, perseguindo uma "presa", brincando, ou até mesmo tirando uma soneca no parapeito da janela e, por distração, como em todos os casos, terminaram caíndo. Não considero isso um distúrbio, mas instinto.


Prevenir é melhor do que remediar!


Não se engane, lesões leves ou graves são sempre lesões, portanto, tome os cuidados necessários para evitar que seu gato caia, coloque telas nas janelas, independentemente se mora no 2º ou 32º andar. Os gatos adoram ficar nas janelas, seja para observar o ambiente lá fora, ou para aproveitar o ventinho gostoso num dia de verão e claro, tirar uma soneca.




O que fazer quando acidentalmente seu gato cair?



  Leve-o imediatamente a um médico veterinário, além de fraturas, os gatos podem sofrer outras lesões, portanto, não pense duas vezes, ajude a salvar a vida do seu amigo gato, esse negócio de que o gato tem 7 ou 9 vidas é Lenda, ele é um ser vivo, passivo de sofrer acidentes e adoecer e você como "dono", precisa assumir todas as responsabilidades necessárias, ok? Afinal é na saúde e na doença também!

Até a próxima,


Tátilla Luz

domingo, 10 de abril de 2011

GATOS: MANUAL DE INSTRUÇÕES

PARTE 3: SAÚDE

Até agora aprendemos como interpretar a mensagem que nossos Amigos Gatos emitem ao tentarem se comunicar conosco, através de sons, movimentos e gestos; E vimos também que para cada fase da vida dos nossos gatinhos é importante administrar um tipo de alimento. Dando continuidade, falaremos um pouco sobre SAÚDE.




SEU GATO É SAUDÁVEL?

Calma! Essa não é uma pergunta difícil de responder, afinal, saúde é algo transparente, uma vez que seu gato segue sempre uma rotina, já que ele é altamente metódico, vai sempre acompanhar seu ritmo, e é aí meu caro leitor, aonde mora o perigo!  Se você é uma pessoa que possui hábitos saudáveis provavelmente isso será um reflexo na vida de seu gato, como tudo que vimos até agora, nós somos a maior influência na vida deles, sendo ela boa ou ruim.

ANAMNESE



Vamos responder àlgumas perguntinhas para verificar o estado de saúde atual de seu bichano, antes, é importante que você tenha em mente/mãos os principais dados sobre seu gato, a partir daí você poderá direcionar os cuidados a serem tomados com ele, bem como, quais os riscos aos quais ele está exposto, vamos lá?
Pra ajudar, vou colocar como exemplo dados do meu gatinho. =)


Informações Básicas:

Bruce

ESPÉCIE: Felina
NOME: Bruce Wayne
SEXO: Masculino (Castrado)
IDADE: 2 anos
PESO: 4Kg
RAÇA: Siamês
AMBIENTE: Apartamento



Histórico

Notem a hérnia (ele é modelo desde pequeno!)
Meu Bruce nasceu no dia 04 de  Março de 2009, não tem pedigree, porém, é filho de uma boa geração de gatos siameses, Começei a cuidar dele com um pouco mais de um mês, apliquei todas as vacinas, e vermífugo. A ração até um ano era Whiskas Filhotes, e como complemento, à noite um pouco de sachê, também da Whiskas, após um ano, adaptamos a ração para Adultos, ainda da Whiskas e em vez de sachê, passamos a oferecer carninha enlatada; Como recompesa após banho, corte de unhas e aplicação de remédio, até hoje ofereço Snacks (Kelcat) da Kelco, sabor atum, que tem casquinha crocante, ele não gosta da casquinha macia. Hoje, está com 4Kg, 54cm de largura (cabeça à base da cauda) e 32cm de altura (dorso ao chão), é um gatão! Nunca ficou doente, graças a Deus, entretanto, tem uma hérnia ingnal, já pensei em operar, mas como a anatomia felina é uma engenharia perfeita, ele nunca apresentou problemas oriundos da hérnia, então achei por bem não submetê-lo à um procedimento cirúrgico desse porte. Antes da castração, tinha problemas de comportamento, típico de macho apaixonado, paralelo a isso, desenvolveu um sério problema de apetite e perdeu muito peso. Castramos, cuidamos do pós operatório e hoje ele está perfeitamente recuperado, inclusive sem problemas de comportamento.

PROGNÓSTICO

Bom!

Gato saudável, no entanto, por ser castrado temos que ter cautela com a alimentação, para evitar sobrepeso, principalmente por seu ambiente se tratar de um apartamento, o que reduz espaço para atividades físicas, levando o gato ainda mais para o sedentarismo e consequente ganho de peso. Sobre a hérnia, em alguns animais, este tipo pode causar problemas digestivos/urinários, dependendo do conteúdo herniário, ou seja, se for uma alça intestinal, pode causar obstrução, formação de fecalomas etc. Se, o conteúdo for a bexiga, pode levar à obstrução, compressão da bexiga, inflamação, infecção, acúmulo de sais minerais e formação de cálculos. Portanto, recomenda-se a realização de um exame radiológico para identificação do conteúdo herniário e monitoramento do comportamento do animal quanto à frequencia da defecação e micção.

CUIDADOS EM GERAL

Independente de raça, peso, sexo, idade, queremos mesmo é que nossos gatinhos sejam saudáveis, portanto, seguem abaixo algumas dicas para manter seu amiguinho 100% SAUDÁVEL.

 Alimentação

Para manter seu gato sempre saudável, deixe sempre disponível ração e água limpa.

Vacinação

Ao ingerir o primeiro leite (colostro), o filhote recebe algumas células de defesa da mãe, se a fêmea tiver um histórico regular de vacinação, maior será o conteúdo transferido para seus filhotes através do leite, porém, seus gatinhos precisam de reforço, para tanto, é necessário iniciar um cronograma de vacinação.

Tabela com cronograma de vacinação para gatos



* Vacina Múltipla: pode ser de três tipos, dependendo da região em que você e seu gatinho moram, seu veterinário irá indicar a melhor.

- Tríplice: previne a Panleucopenia Felina, Rinotraqueíte e Calicivirose;

- Quádrupla: protege, além das citadas acima, a Clamidiose;

- Quíntupla: Imuniza as quatro citadas acima, mais a Leucemia Felina

  **A vacina anti-rábica também é obrigatória nos felinos e deve ser iniciada, em média, logo aos 5 meses de vida, seguido do reforço anual.

Nota: Cabe ao médico veterinário programar o cronograma de vacinação do seu gatinho, ele é um profissional preparado e antes de iniciar o programa de vacinação, irá examinar seu gato afim de constatar o estado de saúde dele e garantir que o resultado da vacinação seja um sucesso.

Vermifugação

A ligação materna entre a fêmea e os filhotes pode ser benéfica, como vimos, na transferência de células de defesa através da ingestão do leite pelos filhotes, porém, muitas vezes, a mãe também transmite à sua prole alguns parasitas, como por exemplo, os vermes. Para prevenir este tipo de parasitismo, é importante vermifugar nossos gatinhos. Segue abaixo uma tabela demonstrativa de um cronograma de vermifugação.




* Dependendo do histórico da fêmea, o veterinário iniciará mais cedo ou mais tarde o programa de vermifugação dos filhotes.


Pulgas e Carrapatos

Por ser um animal altamente higiênico, raramente encontraremos gatos parasitados por pulgas ou carrapatos, porém, no caso de ocorrer, procure um veterinário para que ele possa avaliar a melhor alternativa para debelar esse problema.

Higiene

Os gatos promovem sua própria higiene, através de suas lambidas tomam os famosos "banhos de gatos", eles prezam por um ambiente limpo, sem odores fortes, e costumam defecar e urinar sempre no mesmo local.


Liteira

Se você mora em apartamento, recomendo usar a Liteira, existem vários tipos e tamanhos no mercado. Eu optei por comprar uma grande, pois apesar de cuidar do Bruce desde filhotinho, sabia que um dia ele iria crescer, então, não precisaria comprar outra. Nas pet shops você compra separadamente a Liteira, a pazinha e a areia sanitária. A frequencia de limpeza varia com a idade e tamanho do seu gato, quanto maior ele for, maior será a frequencia de limpeza! E isso é importante, pois os gatos detestam chegar em sua caixinha de areia e encontrar um "campo minado", eles reclamam mesmo. Coloque-a num local tranquilo, longe da comida. Evite trocar de lugar, pois isso poderá confundi-lo. Se ele se recusar a usa-la, troque o tipo de areia, existem vários tipos, meus gatos por exemplo, preferem a areia mais fininha. E se mesmo depois de trocar a areia ele insistir em usar outro local, veja se é sempre o mesmo local, de repente você poderia colocar a Liteira nesse lugar, ou se preferir, utilize sprays do tipo "pode - não pode", que possuem aroma atrativo ou repulsivo, se for o caso.

Banho



Eles conseguem ficar horas se lambendo, chega até a dar sono ficar olhando, cada detalhe, eles não esquecem nem as partes entre os dedos! No entanto, seu esforço não é suficiente para obter uma boa higienização, e ainda correm o risco de engolir enormes quantidades de pêlos, principalmente os gatos de pêlos longos. Com isso, acho importante dar uma mãozinha. Você pode leva-lo a uma pet shop ou banha-lo você mesma!  Se for optar por dar banho você mesma, siga alguns passos importates:

  • De preferência, acostume seu gatinho desde filhote, pois futuramente isso fará parte da rotina dele e ele não irá encarar como uma ameaça, mas um benefício, principalmente se você o recompensa em seguida.
  • É importante que o dia esteja ensolarado, isso evita que seu gatinho fique resfriado e mesmo que o dia seja de verão, nunca use água fria, amorne a água e só inicie o banho se a temperatura estiver confortável.
  • Deixe tudo preparado, xampoo, toalha , secador. Um ambiente organizado facilita "a operação banho".
  • Tenha muito cuidado com os olhos, a boca e os ouvidos do seu gatinho, faça por partes e nunca jogue grandes quantidades de água na cabeça, molhe sua mão a acaricie a cabeça, de modo que você consiga higienizar dessa forma.
  • Finalizado o banho, envolva-o numa toalha, retire o excesso de água e de preferência use um secador, sempre colocando sua mão na frete para evitar que o calor queime a pele do seu gatinho.
  • Pronto! Agora é só recompesa-lo com sua comida favorita ou com snacks!

 Lazer


Quem disse que lazer não proporciona saúde? Observe seu amiguinho, ele está sempre esperando que você demonstre afeto, e o fato de você ser atencioso com ele, acariciar seu pêlo, irá lhe proporcionar um prazer enorme. Mas nem só de carinho vive um gato, experimente brincar com ele, existem vários brinquedos no mercado que proporcionam ótimos momentos de lazer para seu bichano, e se a grana estiver curta, não tem problema, eles nem vão ligar se em vez de uma bola, ratinho ou qualquer outro brinquedo você enrolar uma sacola de plástico e ficar brincando de pega pega...eles vão adorar!


 RESUMINDO...

Então pessoal, viram como é fácil manter seu amigo gato saudável?! Mais uma vez insisto em dizer que, se depositarmos atenção, carinho e bons cuidados, teremos o melhor dos nossos amigos!

Até a próxima postagem!

Tátilla Luz